Sacerdote dedicou maior parte da sua vida à comunidade da Mexilhoeira Grande, no Concelho de Portimão
Portimão, 07 set 2018 (Ecclesia) – O padre jesuíta Domingos da Costa, da Diocese do Algarve, foi agraciado com um “voto de louvor e reconhecimento” por parte da Câmara Municipal de Portimão, por todo um percurso de várias décadas ao serviço da região.
Em declarações reproduzidas pela edição online do jornal ‘Folha do Domingo’, a autarquia destaca o sacerdote como “um referencial de humanismo e de intervenção social”.
Um pastor que, ao serviço das comunidades locais, se assumiu como “um importante pilar das respostas sociais do concelho”, pode ler-se.
O padre Domingos Monteiro da Costa, de 78 anos, é natural de Braga, mais concretamente da aldeia do Rego, em Celourico de Basto.
Ordenado sacerdote em 1972, veio três anos depois para a região do Algarve, onde tem permanecido com mais de quatro décadas de serviço na Paróquia da Mexilhoeira Grande.
No seu percurso conta ainda com uma passagem pela comunidade de Odiáxere, que assumiu entre 1978 a 1982, e mais recentemente acumulou funções também na Paróquia de Nossa Senhora do Amparo.
Este sábado, o sacerdote vai celebrar 60 anos da sua entrada na Companhia de Jesus, com uma Eucaristia na capela da aldeia de São José de Alcalar, a partir das 19h00 horas, seguida de um jantar de festa no salão do Centro Juvenil.
No domingo o padre Domingos da Costa irá também presidir a uma Missa na igreja paroquial da Mexilhoeira Grande, pelas 11h00, seguida de um almoço partilhado no salão do Lar de Idosos.
Ao associar-se a este aniversário, a Câmara Municipal de Portimão quer reforçar a “justa e merecida homenagem” que vai ser feita ao padre Domingos da Costa, pela “sua entrega à comunidade do concelho de Portimão, e à freguesia da Mexilhoeira Grande”.
Entre as obras sociais que foram feitas ao longo de mais de 40 anos, com o contributo do sacerdote, na localidade da Mexilhoeira Grande e nos seus lugares, contam-se por exemplo o restauro da igreja paroquial, a construção e restauro do jardim infantil e do Centro Cívico da Pereira, a construção e remodelação do lar de idosos, de apartamentos sociais e do posto médico.
Realce ainda para o contributo dado pelo sacerdote ao nível da criação de emprego na região, uma vez que os serviços da Paróquia da Mexilheira Grande empregam “várias dezenas de pessoas”, adianta o jornal “Folha do Domingo”.
JCP