Algarve: Ordem Franciscana Secular distribui «pão dos pobres» num quiosque

Lisboa, 06 abr 2011 (Ecclesia) – A Ordem Franciscana Secular (OFS) de Faro está a distribuir todas as terças-feiras pão, sopa e peças de fruta pelos mais carenciados, recuperando a tradição do “pão dos pobres”, inspirada em Santo António.

Para o efeito, está a recorrer a um quiosque abandonado, que segundo Maria Paula Canário “foi pedido há dois anos à câmara local para que ali pudessem ser vendidos alguns artigos religiosos”.

“Surgiu depois a ideia de se recuperar esta tradição antoniana” acrescentou, em declarações à edição de hoje do jornal “Folha de domingo”.

Este serviço de apoio aos pobres é assegurando por três voluntários da OFS e conta já com cerca de 30 utentes, entre os 35 e os 60 anos de idade.

“Sem abrigo, arrumadores de automóveis, toxicodependentes e outras pessoas em dificuldades, primeiro vinham poucos mas depois começaram a aumentar” revela Maria Paula Canário.

Por cada refeição dada, procura-se fazer uma primeira “abordagem” aos problemas que afligem estas pessoas.

Nem sempre é fácil, porque “alguns retraem-se muito”, aponta a mesma responsável, que no entanto já deteta “alguma aproximação”.

O projeto da OFS tem contado com o apoio de um empresário local, na compra dos alimentos, e poderá vir a ter a colaboração da Escola de Hotelaria e Turismo de Faro.

“Já se disponibilizaram para ajudar e doar refeições que sobram das suas aulas” sublinha Maria Paula Canário.

A Ordem Franciscana Secular, também conhecida como Terceira Ordem da Família Franciscana, é uma associação de fiéis leigos agregada a esta Congregação.

Em Faro, é composta atualmente por 42 professores, 10 formandos e 10 jovens da Juventude Franciscana.

 

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top