Algarve: Bispo diocesano pede aos cristãos que de deixem «contagiar pela alegria» e que os sinos toquem no dia de Páscoa

«Não tenhais medo! Ressuscitou» – D. Manuel Quintas

Foto: Folha do Domingo

Faro, 03 abr 2020 (Ecclesia) – O bispo do Algarve publicou indicações para a diocese viver a Semana Santa, em tempos de pandemia, de forma a “alimentar e fortalecer os laços de fraternidade e de comunhão eclesial” que os unem, na mensagem pascal para as comunidades católicas.

“Não tenhais medo, é saudação e proclamação de fé, que a celebração da Páscoa, em tempo de profunda perturbação, nos convida a professar e a partilhar”, escreve D. Manuel Quintas.

Na mensagem, o bispo do Algarve pede aos cristãos algarvios que vivam a Páscoa deixando-se “contagiar pela alegria que inundou o coração de quantos experimentaram e testemunharam a presença de Cristo ressuscitado”.

Na informação enviada hoje à Agência ECCLESIA, pelo gabinete de informação da Diocese do Algarve, D. Manuel Quintas lembra a imagem do Papa Francisco “sozinho”, há uma semana, em oração pela humanidade, na Praça de Pedro.

“Se bem que acompanhado por uma multidão incontável dispersa por todo o mundo, deu-nos a dimensão do ‘deserto’ que a luta contra este vírus nos obriga a atravessar. Deserto que mais do que o vazio provocado pela ausência dos outros e da “agitação quotidiana”, é presença de silêncio e de amor fecundo”, explicou, salientando que neste tempo de “adversidade” de Covid-19 “sai mais forte a abençoada pertença comum” que “é importante estar unidos e a remar na mesma direção”.

O bispo do Algarve sublinhou que “é obrigatório” seguir as “normas da Congregação do Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos”, da Conferência Episcopal, quanto às celebrações da Semana Santa e Tríduo Pascal e Páscoa, para além do que “foi determinado pelas autoridades civis e de saúde”.

Neste contexto, D. Manuel Quintas pede aos párocos que “informem os seus paroquianos sobre o horário das celebrações” para que possam “unir-se em oração nas suas próprias casas” e participar em direto através das redes sociais”.

O bispo do Algarve deu indicações para que no Domingo de Páscoa, às 12h00, sejam tocados “festivamente os sinos em todas as igrejas” da diocese “em sinal do anúncio da vitória de Cristo sobre a morte e de esperança para todos”.

CB/OC

Semana Santa: Diocese do Algarve leva celebrações pascais a «todo o mundo»

 

Partilhar:
Scroll to Top