Sacerdote tinha completado 100 anos em julho de 2011
Faro, 22 mar 2012 (Ecclesia) – O cónego Sezinando Rosa, padre católico mais idoso do país, morreu esta quarta-feira, aos 100 anos, anunciou o Gabinete de Informação da Diocese do Algarve.
O sacerdote, natural de Vila Real de Santo António, “faleceu na sua casa, em Alcantarilha, após crescente fragilização do seu estado de saúde nos tempos”, assinala a nota hoje enviada à Agência ECCLESIA.
A Diocese do Algarve tinha promovido uma celebração especial, em 20 de julho de 2011, data em que se assinalou o 100.º aniversário de monsenhor Sezinando Rosa, na igreja paroquial de Alcantarilha, onde foi pároco durante vários anos.
Ordenado a 15 de setembro de 1934, o falecido sacerdote foi, entre outras funções, vigário geral e vigário episcopal para a Pastoral Social da Diocese do Algarve, pároco de Alcantarilha e administrador paroquial da Guia, secretário-geral da Ação Católica de Portugal, diretor do Secretariado Geral da Conferência Episcopal Portuguesa, administrador da Rádio Renascença, secretário geral da Universidade Católica Portuguesa e provedor da Santa Casa da Misericórdia de Alcantarilha.
O cónego Sezinando Rosa foi contemporâneo de 9 Papas e 8 bispos do Algarve.
A diocese comunica que o corpo do referido sacerdote se encontra na igreja matriz de Alcantarilha, onde permanecerá em câmara ardente até sexta-feira, dia em que será realizado o seu funeral, presidido às 15h00 pelo bispo do Algarve, D. Manuel Quintas.
Segundo os resgitos do Anuário Católico de Portugal, o sacerdote mais idoso do país é agora o cónego José Amaro, nascido em agosto de 1911, a residir na Casa Sacerdotal do Patriarcado de Lisboa.
OC