Diocese do sul do país envia 367 participantes

Faro, 21 jul 2025 (Ecclesia) – Das iniciativas promovidas pela Igreja Católica para celebrar o Ano Santo de 2025, o 27.º jubileu ordinário da história, aquela que contará com maior participação de algarvios será o Jubileu dos Jovens que decorrerá de 28 deste mês a 03 de agosto em Roma (Itália).
Serão 367 os algarvios presentes, um número que surpreendeu mesmo o Setor da Pastoral Juvenil da Diocese do Algarve que organiza a participação.
“Inicialmente, tínhamos planeado 150 lugares, tendo em conta o histórico, mas tivemos de reformular toda a logística”, explicou ao jornal ‘Folha do Domingo’ o coordenador daquele organismo.
João Costa considera que a numerosa participação algarvia é fruto do “trabalho do Espírito Santo”, mas também da vivência da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023, em Lisboa, em que participaram cerca de mil algarvios, e ainda de um sentido de “unidade diocesana” que diz ser “revelador de um trabalho de anos não só desta equipa da Pastoral Juvenil, mas de muitas equipas” anteriores e também do trabalho dos animadores dos grupos de jovens.
“É uma expressão muito grande daquilo que foi a JMJ, após a qual houve a criação de muitos grupos de jovens”, acrescenta, realçando que na participação algarvia para o Jubileu dos Jovens “existe uma grande heterogeneidade diocesana”.
“Esta heterogeneidade significa muito aquilo que foi a semente lançada na JMJ, que apesar de cair em terra diferente toda essa terra foi boa e tem dado muitos frutos. Podemos estar felizes porque o Espírito Santo tem feito maravilhas aqui nas nossas terras”, considera.

A quase totalidade dos 367 algarvios que vão a Roma (Itália) para o Jubileu dos Jovens, de 28 deste mês a 03 de agosto, participou, sábado à noite na Eucaristia de bênção e envio, presidida pelo bispo do Algarve, na Sé de Faro.
D. Manuel Quintas aproveitou a coincidência de se celebrar também a solenidade do 82º aniversário da dedicação daquela igreja-mãe da diocese algarvia para realçar o sentido de serem enviados desde aquela catedral.
“Serdes enviados daqui desta catedral é como ser enviados do coração da diocese para vos dizer que não ides sozinhos. Tendes a diocese toda convosco. A diocese vai convosco”, garantiu.
Lembrando-lhes que irão também encontrar naquela “viagem enriquecedora” muitos outros jovens que não conhecem, o bispo diocese aproveitou as leituras da liturgia para lhes indicar três verbos – “acolher, escutar, servir” – que pediu para terem presentes durante a peregrinação jubilar a Roma e que disse serem a “regra de ouro do peregrino”.

“Não tenhais medo de vos abrir a outros, mesmo sendo desconhecidos, porque vereis que desse escutar, acolher e servir resultará um enriquecimento mútuo”, pediu ainda.
No final da Missa que encheu a Sé de Faro, o assistente do Setor da Pastoral Juvenil da Diocese do Algarve entregou a D. Manuel Quintas o kit diocesano que os peregrinos também receberam depois da celebração, composto por um saco com um caderno de notas, um baralho de cartas, uma pequena bolsa de primeiros socorros, um leque e uma pequena bandeira nacional.
O contingente algarvio seguirá para Roma de avião e de autocarro acompanhado por cinco sacerdotes, os padres António de Freitas, Bruno Valente, Nelson Rodrigues (que acompanha o grupo das paróquias de Lagos), Samuel Camacho (assistente do Setor da Pastoral Juvenil da Diocese do Algarve) e Tiago Veríssimo (que acompanha o grupo da paróquia de Monchique).
Os algarvios ficarão alojados na Fiera di Roma, o parque de feiras da cidade a cerca de 15 minutos do aeroporto de Fiumicino e pouco mais de 20 quilómetros do Vaticano que diariamente serão percorridos durante cerca de uma hora de comboio ou meia hora de autocarro.
Aquela infraestrutura, que pode acolher até 60.000 participantes, foi inaugurada em 2006 e ocupa uma área total de 390.000 metros quadrados, dos quais 30.000 são espaços verdes públicos e 150.000 são espaços de exposição cobertos. Para além dos algarvios, deverão ficar ali também os participantes de quase todas as restantes dioceses portuguesas.
Inserido no programa do Jubileu dos Jovens decorrerá no dia 30 de julho para os cerca de 11.400 participantes nacionais o encontro dos portugueses com duas Eucaristias a serem celebradas de manhã na basílica de São Paulo Fora dos Muros e à tarde com eventos culturais e musicais nas três igrejas ligadas aos cardeais lusos D. Tolentino de Mendonça (igreja dos Santos Domingos e Sisto), D. Américo Aguiar (basílica de Santo António de Pádua) e D. Manuel Clemente (igreja de Santo António dos Portugueses).
A Igreja Católica está a celebrar o Ano Santo 2025, o 27.º jubileu ordinário da história, por iniciativa do Papa Francisco, que o dedicou ao tema da esperança, e está a ser continuado com o pontificado de Leão XIV.
LFS