«Na Família, chamados ao Amor» foi o tema do encontro
Ferragudo, Faro, 16 jan 2014 (Ecclesia) – A Jornada de Pastoral Litúrgica da diocese do Algarve que decorreu no passado sábado em Ferragudo foi dedicada ao tema “Na Família, chamados ao Amor”.
Na iniciativa organizada pelo Departamento da Pastoral Litúrgica da Diocese do Algarve participaram cerca de uma centena de pessoas que ao longo do dia refletiram sobre a crise da família tentando encontrar caminhos de esperança.
Na primeira conferência, o padre Pedro Manuel abordou o tema “A Família: comunidade de vida e amor, projeto de Deus Criador”, defendendo a ideia de que se o amor for vivido como “dom e vocação” por ambos os cônjuges, a rutura não acontece, revela o jornal ‘Folha do Domingo’.
A segunda reflexão do dia, esteve a cargo do padre Flávio Martins que falou sobre o tema “A Família e a educação na Fé”, disse que “a maior crise deste tempo é a crise familiar”, resultante da “crise do homem” e, consequentemente, da “crise da sociedade”, que tem como “disfarce” a “crise económico-financeira”, relata o semanário algarvio.
A jornada contou ainda com um painel sobre “Vivências espirituais e celebrativas na Família” que contou com o testemunho de vários dos intervenientes.
Na última conferência, o padre Carlos de Aquino lamentou a falta de acompanhamento aos casais que pedem à Igreja o sacramento do matrimónio e deixou alguns “desafios pastorais”, adianta a ‘Folha do Domingo’.
A jornada da pastoral litúrgica terminou com uma celebração mistagógica, que consiste na contemplação dos Sacramentos da Iniciação Cristã com cânticos e textos bíblicos e catequéticos.
MD