Faro, 19 set 2025 (Ecclesia) – As paróquias algarvias ao cuidado dos sacerdotes da Companhia de Jesus (jesuítas) promovem um programa festivo – “um programa cultural, social e espiritual” – pelos 50 anos do regresso daquela ordem religiosa à Diocese do Algarve, entre hoje e domingo.
A organização explica que a iniciativa para “pessoas de todas as idades”, decorre em Portimão, de 19 a 21 deste mês, e inclui “concertos, exposições e conferências, mas também jogos, caminhadas, voluntariado ecológico e momentos de oração”.
“No espaço do Pavilhão Arena, os participantes também poderão encontrar barraquinhas com diferentes iguarias”, acrescentam os organizadores.
Esta sexta-feira, dia de abertura, 19 de setembro, o programa tem início na Alameda da República, pelas 21h30, com a encenação intitulada “O Sonho de Diogo Gonçalves e Izabel de Souza”, com texto original do padre Nuno Tovar de Lemos, e música interpretada pela Orquestra Filarmónica de Portimão.
No dia 20 de setembro, no Pavilhão Arena, será realizada a oração da manhã, pelas 09h00, um ‘Sunset’ com o DJ Cabrita pelas 19h30, um concerto do padre Duarte Rosado pelas 22h00 e uma atuação, pelas 23h30, com o DJ Nuno Silva.
No domingo, no dia 21 deste mês, tem lugar a oração da manhã, pelas 09h00, e a Eucaristia, pelas 10h30, presidida pelo bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, também no Pavilhão Arena.
A chegada de jesuítas ao Algarve ocorreu em 1599 e a sua expulsão pelo Marquês de Pombal ocorreu em 1759, dando-se o seu regresso à diocese em 1975 com a vinda dos padres Arsénio Castro da Silva e Domingos Monteiro da Costa.
LFS