Faro, 23 out 2011 (Ecclesia) – O Secretariado Diocesano da Pastoral Vocacional (SDPV) no Algarve vai desenvolver um programa para ajudar os jovens a discernir a sua vocação, “, que não exclusivamente para a vida religiosa ou para a vida presbiteral”.
Em declarações ao jornal diocesano ‘Folha do Domingo’, o diretor do SDPV padre Pedro Manuel evidencia que “as vocações não são algo que as equipas do seminário ou do Secretariado das Vocações vão encontrar”.
“São aquelas perguntas que as próprias comunidades nos apresentam e que, espero, acompanhemos e ajudemos a discernir”, complementa.
O diretor do SDPV afirma que esta é a “pastoral da transversalidade” porque está “presente em todas as áreas” da ação pastoral, “preocupada em ajudar os jovens – rapazes e raparigas – a discernirem a sua vocação batismal”.
Uma das prioridades foi encontrar animadores em cada paróquia algarvia que se tornem “antenas” da Pastoral Vocacional, uma tarefa cumprida na assembleia diocesana do último dia 15.
“Queremos que, em cada paróquia, haja uma «sentinela» que sintonize connosco, a quem possamos enviar as atividades para sensibilização”, explica o padre Pedro Manuel.
SM/FD/OC