Algarve: Igreja matriz de Portimão reabre ao culto após oito meses de obras

Portimão, Faro, 05 (Ecclesia) – A igreja matriz de Portimão, no sul de Portugal, reabre ao culto este sábado, após oito meses de encerramento para obras de recuperação e restauro.

O edifício, exemplar do período tardo-gótico português, é o mais notável da cidade de Portimão, datado do século XV e reconstruído após o terramoto de 1755.

Segundo o pároco da matriz de Portimão, padre Mário de Sousa, foi preciso “cintar”, explicando que a torre se “está a desprender do edifício e a arrastar uma parte do mesmo”.

Os trabalhos nos anexos (sacristia e cartório) e exterior do templo continuam, previsivelmente até à Páscoa (24 de Abril) e as obras devem custar, no total, cerca de 800 mil euros.

A paróquia de Nossa Senhora da Conceição da matriz de Portimão revelou ter angariado até ao momento cerca de 200 mil euros de donativos de entidades bancárias, empresas e particulares.

“As pessoas têm sido de uma grande generosidade porque se revêem nesta obra, pois também sentiam a sua necessidade. Durante o inverno estávamos a celebrar Eucaristia com alguidares e baldes por todo o espaço sagrado”, assinala o padre Mário de Sousa ao semanário diocesano «A Folha do Domingo».

A reabertura da Igreja ao culto será marcada por um programa de eventos que têm início já hoje e se prolongam pelo sábado.

SM/FD/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top