Algarve: Igreja e GNR unidas para travar burlas contra idosos

D. Manuel Quintas pede aos párocos que se empenhem nesta causa

Faro, 14 mar 2015 (Ecclesia) – O Comando Territorial de Faro da Guarda Nacional Republicana (GNR) tem registado no Algarve “algumas burlas e roubos contra idosos” e pediu ajuda à diocese local para abordar problemática.

O apelo foi visto pelo bispo do Algarve como um reconhecimento da “amplitude e abrangência” da ação da Igreja e D. Manuel Quintas pediu já aos responsáveis paroquiais que se empenhem nesta causa.

“Peço a todos o empenho que julgardes mais oportuno para defender os nossos idosos mais desprevenidos contra quem, sem escrúpulos, usa e abusa da sua boa fé”, apela o prelado, citado pelo jornal diocesano ‘Folha do Domingo’.

A GNR explica, no pedido enviado ao bispo do Algarve, feito na sequência de uma visita ao posto de Silves, que tem tentado combater aquelas ocorrências, “quer com a execução de policiamento de proximidade, quer com a realização de ações de sensibilização” dirigidas à população idosa.

Na missiva, enviada esta semana a D. Manuel Quintas, o comandante do Comando Territorial de Faro, solicita o “envolvimento dos párocos nesta ação de sensibilização junto das comunidades locais, para que nas homilias ou nos locais onde for entendido conveniente, seja abordada esta problemática e seja alertada a população”.

A GNR anexa ainda um conjunto de recomendações que deve apoiar a sensibilização dos párocos, restantes sacerdotes, diáconos e demais agentes pastorais das paróquias algarvias para esta questão.

FD/OC

Partilhar:
Scroll to Top