Algarve: Faro celebra «Corpo de Deus» com tríduo associado ao Congresso Eucarístico Nacional

Faro, 27 mai 2024 (Ecclesia) – A Diocese do Algarve informa que em Faro realizam um tríduo preparatório da Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, que se celebra este ano dia 30 de maio, associado ao Congresso Eucarístico Nacional.

“Há já um sentido de culto eucarístico, mas falta-nos ainda – e sobretudo nas novas gerações – uma verdadeira devoção eucarística, o amor ao sacrário; Reconheço que muitas comunidades ainda não descobriram o sacrário, mas acho que se está a fazer caminho através dos Cursos de Cristandade, dos Convívios Fraternos, da Pastoral Juvenil”, disse o delegado da Diocese do Algarve ao V Congresso Eucarístico Nacional, o padre Pedro Manuel, ao jornal diocesano ‘Folha do Domingo’.

A Diocese do Algarve informa que o tríduo antes da Solenidade do Corpo de Deus, em Faro, entre hoje e quarta-feira, de 27 a 29 de maio, termina com um momento final de adoração, o programa foi preparado no contexto do Congresso Eucarístico Nacional 2024, que se vai realizar em Braga, de 31 de maio a 2 de junho.

Nos dois primeiros dias do tríduo em Faro, hoje e terça-feirao, dois casais dão testemunho sobre ‘Família e Eucaristia’, pelas 21h30: na segunda-feira na Sé do Algarve, e no dia seguinte, na igreja de São Luís; a adoração eucarística é orientada, respetivamente, pelo coro da catedral e pelos Convívios Fraternos.

O padre Pedro Manuel, no último dia do Tríduo (29 de maio), fala sobre o tema do Congresso Eucarístico – «Partilhar o Pão, alimentar a Esperança. ‘Reconheceram-n’O ao partir o Pão’», na igreja matriz de São Pedro, também pelas 21h30, a adoração ao Santíssimo Sacramento é preparada pelas consagradas que vivem em Faro.

A Diocese do Algarve informa que a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, no próximo dia 30, vai ser “celebrada nas diversas paróquias algarvias”; em Faro, o programa começa com a adoração eucarística, às 15h30, segue-se a adoração das crianças da Primeira Comunhão, depois a oração da tarde, às 17h30, e, a partir das 18h00, tem início a procissão do Corpo de Deus, pelas ruas da cidade, em direção à Sé.

Esta festa com raízes medievais, conhecida popularmente como Corpo de Deus, celebra-se no 60.º dia após a Páscoa, uma quinta-feira, ligando-se assim à Última Ceia; nos países onde não é feriado civil, a celebração assinala-se no próximo domingo.

O V Congresso Eucarístico Nacional, que se vai realizar em Braga, de 31 de maio a 2 de junho, deve ter cerca de 20 participantes algarvios, “um número bastante aceitável”, segundo o delegado diocesano do Algarve ao encontro, para quem esta iniciativa deve ajudar a “colocar a Eucaristia no centro”, aos que participam como os que vierem a receber os frutos da participação.

Foto Samuel Mendonça/Folha do Domingo

O padre Pedro Manuel considera que “a pastoral juvenil tem feito um caminho muito interessante” na Diocese do Algarve, destacando “uma sensibilidade da parte do Setor da Pastoral Juvenil, mas não” sabe se veem os jovens “habitualmente ajoelhados diante do sacrário”.

“Não sei se o sacrário tem nas paróquias a centralidade que devia ter nos jovens e adultos, nem sei se a nossa evangelização tende para isso. Provavelmente nalgumas comunidades terá”, desenvolveu.

O jornal ‘Folha do Domingo’, da Diocese do Algarve, informa ainda que o padre Pedro Manuel quer lançar um podcast, com “temas eucarísticos”, entre o início do Congresso Eucarístico Nacional e o Congresso Internacional, em Quito (Equador), de 8 a 15 de setembro.

CB

Partilhar:
Scroll to Top