Faro, 07 set 2018 (Ecclesia) – A Diocese do Algarve anunciou que o espaço da antiga capela do Paço Episcopal de Faro está a ser recuperado para receber o núcleo museológico ligado à edição do “Pentateuco”, que marcou o início da imprensa em Portugal.
Numa informação enviada à Agência ECCLESIA, o jornal diocesano ‘Folha do Domingo’ realça que na exposição que vai ficar no Paço Episcopal os visitantes vão poder ver uma “réplica do prelo” do alemão Johann Gutenberg.
O presidente do museu da Fundação Portuguesa das Comunicações, Luís de Andrade, disse que vai “ceder a título de empréstimo” à Diocese do Algarve a peça do seu acervo.
“Só unindo esforços é que conseguimos levar para a frente esta iniciativa de preservar aquilo que herdámos”, disse D. Manuel Quintas sobre a criação de um núcleo museológico pela fundação na apresentação de uma reedição ‘fac-simile’ do primeiro livro impresso em Portugal, num evento a 5 de julho de 2017.
A edição do ‘Pentateuco’, por Samuel Gacon em 1487, marcou o início da imprensa em Portugal.
O jornal ‘Folha do Domingo’ divulga ainda que os trabalhos de recuperação e preparação da antiga capela episcopal “evidenciaram alguns pormenores decorativos do pavimento” que estavam praticamente escondidos por “resíduos de cimento, calcário e fungos”.
As obras têm “motivado a curiosidade de turistas e residentes” e a empresa responsável na limpeza do pavimento está a “devolver ao material a sua tonalidade original”.
CB