Aljezur, Faro, 27 set 2014 (Ecclesia) – A Câmara Municipal de Aljezur atribuiu um subsídio de 25.000€ à paróquia local para apoiar a construção da igreja do Rogil que vai contar também com um centro e residência paroquial e casas mortuárias.
O jornal diocesano “Folha de Domingo” relembra que a Câmara Municipal de Aljezur já tinha cedido o terreno com cerca de 1360m2, em 2009, onde está a ser construída a primeira igreja do Rogil.
A comunidade do Rogil, da Paróquia de Aljezur, celebrou a Eucaristia num “pequeno salão” emprestado pela “Junta de Freguesia local”, durante 20 anos.
Em outubro de 2011, passaram a celebrar a Missa no “edifício de um antigo supermercado”, cedido “gratuitamente” pelo seu proprietário “durante dois anos”, e em maio de 2012 a comunidade assistiu à bênção e o lançamento da primeira pedra da nova igreja.
A igreja do Rogil está a ser construída em plena Costa Vicentina e vai ser a primeira do Algarve dedicada a São Vicente, diácono, mártir e padroeiro principal da diocese algarvia e “era anseio antigo dos rogilenses”, explica o jornal diocesano.
FD/CB/OC