Faro, 16 set 2015 (Ecclesia) – A Diocese do Algarve vai viver o lema ‘Chamados à Vida: Em Cristo, a plenitude da vida (Jo 10, 10)’ no Ano Pastoral 2015-2016 em sintonia com acontecimentos da Igreja nacional, universal e diocesana.
“O sínodo sobre a vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo, o Ano Santo da Misericórdia, a visita da imagem peregrina à nossa diocese, a continuação do Ano da Vida Consagrada e a ocorrência do bicentenário da morte de D. Francisco Gomes de Avelar, constituem preciosos e oportunos instrumentos de inspiração e ação pastoral”, refere o programa pastoral para 2015-2016.
Sobre a visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima ao Algarve – de 6 a 20 de dezembro e de 24 de dezembro a 1 de janeiro de 2016 – o programa pastoral apela que se mobilize “toda a diocese” – vigararias, paróquias, movimentos, associações – para o seu acolhimento dando “a conhecer os objetivos desta visita”, inserida no Centenário das Aparições celebrado em 2017.
Entre outros aspetos é pedido também que se “elabore e divulgue” o programa celebrativo desta peregrinação e que se realize, nas paróquias que vão acolher a imagem, “um ofertório para as despesas da visita”.
O programa pastoral da Diocese do Algarve, em sintonia com a Igreja Universal, considera que o Jubileu da Misericórdia é uma oportunidade “para «evangelizar», sensibilizar e mobilizar toda a diocese para os objetivos” propostos pelo Papa Francisco para este ano santo, entre 8 de dezembro e 20 de novembro de 2016.
Neste contexto, os fiéis são incentivados a “conhecer e aprofundar” a Bula de proclamação do Jubileu extraordinário da Misericórdia – “Misericordia vultus” (‘O Rosto da Misericórdia’).
É também pedido para se “responsabilizar cada vigararia/paróquia/movimento diocesano sobre a preparação e celebração das diversas celebrações jubilares calendarizadas”, que se difunda um cartaz alusivo e pagelas, e a elaboração de catequeses sobre a «misericórdia» como “apoio para a vivência quaresmal”.
Durante o ano pastoral, a diocese vai assinalar o bicentenário da morte de D. Francisco Gomes do Avelar, que serviu a Igreja no Algarve como bispo entre 1789 e 1816.
É proposto que este ano comemorativo comece “na mesma celebração de abertura da Porta Santa na Catedral”, a 13 de dezembro, e prevê-se a publicação de uma biografia, diversas comemorações/evocações nas paróquias onde se destacou a sua ação e um congresso de encerramento da efeméride.
O programa pastoral 2015-2016 destaca também o objetivo de “investir ainda mais” em algumas áreas e iniciativas pela “particular adesão” que tiveram como: A Escola vicarial de Leigos; o “cuidado pela formação litúrgica”; a “implementação da oração em família”; o “empenhamento ministerial em geral e na sensibilização ao sacerdócio e à vida consagrada em particular”; a “exigência da formação cristã a todos os níveis.”
O jornal diocesano ‘Folha de Domingo’ informa ainda que o novo ano pastoral vai ser marcado pelo estudo da constituição dogmática ‘Dei Verbum’, uma das quatro do Concílio Vaticano II.
A Diocese do Algarve vai viver o quarto ano de um Programa Pastoral definido até 2017, depois de três que interpelaram e motivaram pelo “chamamento à Fé”, pelo “chamamento ao Amor” e pelo “chamamento à Santidade”.
FD/CB