Medida integra programa pastoral para os próximos cinco anos e pretende contribuir para a «edificação de comunidades cristãs vivas na fé e no amor»
Lisboa, 13 jul 2012 (Ecclesia) – O programa da Diocese do Algarve para os próximos cinco anos vai privilegiar a reorganização das estruturas eclesiais e a aposta na formação dos leigos, tendo em vista a Nova Evangelização.
A “nova organização pastoral” da Igreja Católica local, que segundo o jornal Folha do Domingo esteve em estudo nos últimos meses, vai fazer-se sentir sobretudo na área “urbana” do território algarvio.
Este projeto terá como face mais visível o incentivo ao “trabalho conjunto entre sacerdotes”, o apoio ao “diaconado permanente” e a procura de uma maior ligação aos leigos e religiosos.
Desta forma, os responsáveis católicos da região esperam contribuir para a “edificação de comunidades cristãs vivas na fé e no amor, abertas a todos, atentas e solicitas para com os mais necessitados”.
O plano delineado em Assembleia Diocesana, que assenta em parte na reflexão de documentos saídos do Concílio Vaticano II (1962-1965), prevê também a consolidação do “caminho de anúncio” da Palavra de Deus, junto dos fiéis, sob o lema “Ide e anunciai e Evangelho.
Até 2017, a Diocese algarvia vai procurar promover atividades que favoreçam o “empenho criativo, ardente e frutuoso na Nova Evangelização”, quer no meio do clero quer também junto dos leigos e das comunidades de vida consagrada.
Este esforço deverá também contribuir para o desenvolvimento de “uma nova consciência” do que é “ser Igreja”, alerta a hierarquia católica local.
A “formação cristã” será um constante, ao longo dos próximos anos, com especial ênfase na compreensão do “mistério” de Deus.
De acordo com o novo Plano Pastoral, “urge formar para a oração, ensinar a rezar, desde o seio familiar, de modo que a oração proporcione o encontro com Jesus Cristo, inspire a vida quotidiana, ilumine as opções pessoais e familiares e fortaleça nos momentos de provação”.
O lançamento do primeiro ano de atividades, no mês de outubro, vai coincidir com a abertura do “Ano da Fé”, convocado pelo Papa Bento XVI por ocasião do cinquentenário da realização do Concílio Vaticano II.
Uma ocasião que será assinalada pelo clero algarvio com a realização de diversas iniciativas junto das paróquias.
Entre as propostas hoje apresentadas, sobressaem “a realização de uma Jornada Bíblica sobre São João”, a promoção do “Dia Diocesano do Catequista”, a organização de “encontros de formação abertos a toda a comunidade” e “a celebração da abertura do Ano Pastoral e do Ano da Fé”, dia 14 de outubro, na Catedral de Faro.
FD/JCP