Fórum Cultural retoma desafio que o Papa Bento XVI lançou há dois anos aos agentes da Igreja Católica portuguesa
Faro, 11 mai 2012 (Ecclesia) – A Diocese do Algarve vai juntar, entre hoje e amanhã, figuras destacadas da região, nas áreas da religião, das artes e da investigação para um fórum sobre “Cultura e Identidade: A Fidelidade à Verdade”.
Em entrevista concedida esta tarde à Agência ECCLESIA, o diretor do setor diocesano da Pastoral da Cultura, entidade organizadora do certame, explica que o principal objetivo é “criar um diálogo aberto, profundo e fecundo” entre a Igreja Católica e a sociedade.
“A Diocese do Algarve não pode ser tímida no reconhecimento da sua memória cristã nem no anúncio daquilo que marca a Igreja, a busca da verdade, e estas premissas podem ser concretizadas de diversas formas”, salienta o padre Carlos Aquino.
Esta iniciativa pioneira, em termos locais, que envolve figuras como o bispo D. Manuel Quintas, o presidente do Centro Nacional de Cultura, Guilherme d’Oliveira Martins, o poeta Nuno Júdice e o fotógrafo André Boto, surgiu a partir da vinda de Bento XVI a Portugal, há dois anos.
Entre 11 e 14 de maio de 2010, o Papa encontrou-se com diversos agentes pastorais da Igreja Católica, incluindo os da Cultura, a quem desafiou a preservarem a identidade cristã como forma de contrariarem a “crise de verdade” que a sociedade atravessa.
Responder a esse repto implica “envolver crentes e não crentes sensíveis à perspetiva da fé, e, para além do diálogo, fazer partilha de experiências, de trabalhos e de reflexões, também como contributo para o desenvolvimento regional e social”, aponta o diretor do setor diocesano da Pastoral da Cultura.
No fundo, trata-se de “demonstrar que a Igreja não se remete apenas a um espaço interno ou de sacristia”, mas que está “aberta” ao mundo, para ajudar a gizar caminhos de futuro e de esperança”, conclui o mesmo responsável.
O programa do Fórum ‘Cultura e Identidade’ arranca às 19h00 numa unidade hoteleira de Tavira, e inclui o visionamento e debate do filme “Noite de Paz”, do realizador e argumentista Artur Ribeiro.
A iniciativa tem uma página de apresentação na internet, em http://pastoralculturalgarve.wordpress.com.
JCP/OC