Algarve: Diocese recorda bicentenário da morte de D. Francisco Gomes do Avelar

Comemorações decorrem em 2016

Faro, 03 jun 2015 (Ecclesia) – A Diocese do Algarve prepara comemorações do bicentenário da morte de D. Francisco Gomes do Avelar que vão decorrer no próximo ano.

Nas celebrações sobre o prelado, bispo do Algarve entre 1789 e 1816, vai realizar-se uma “exposição evocativa da vida, ministério e obra” de D. Francisco Gomes do Avelar que também foi governador do Algarve, informa o jornal «Folha do Domingo»

Ao longo do ano, será ainda publicada uma biografia de D. Francisco Gomes do Avelar e realizadas diversas comemorações/evocações locais nas paróquias onde se destacou a sua ação.

O encerramento da efeméride será assinalado com a realização de um congresso, levado a cabo em colaboração com outras entidades.

Estas linhas comemorativas do bicentenário foram apresentadas pela comissão organizadora na última assembleia do conselho presbiteral da Diocese do Algarve.

A comissão organizadora, criada por sugestão do conselho presbiteral, é liderada pelo padre António de Freitas com a colaboração do cónego José Pedro Martins e dos padres Carlos de Aquino e Mário de Sousa.

D. Francisco Gomes do Avelar teve uma “ação profundamente marcante para o desenvolvimento do Algarve”

Entre as obras da autoria do prelado, nascido em 1739 no lugar do Mato, na atual freguesia de Calhandriz, concelho de Vila Franca de Xira, encontram-se “o Seminário de São José, o Hospital da Santa Casa da Misericórdia e o Arco da Vila, em Faro, mas também a instância termal em Monchique ou a igreja de Aljezur”, lê-se

FD/LFS

Partilhar:
Scroll to Top