Algarve: Diocese recebe cerca de 7 mil jovens de todo o mundo, antes da JMJ 2023

Comité Organizador Diocesano organizou programa geral para ser vivido em Faro, Loulé e Tavira

Foto: Folha do Domingo

Faro, 07 jul 2023 (Ecclesia) – A Diocese do Algarve vai receber perto de 7 mil jovens, de 26 a 31 de julho, a semana anterior à Jornada Mundial da Juventude (JMJ), incluindo cerca de 3 mil peregrinos na sua programação específica para os ‘Dias nas Dioceses’.

O Comité Organizador Diocesano (COD) do Algarve para a JMJ Lisboa 2023 preparou um programa que inclui visitas a locais de referência das cidades de Faro, Loulé e Tavira, encontros de partilha de culturas, ações de voluntariado ambiental e social, orações, feiras de cultura e desporto e bailes de verão, informa o jornal ‘Folha do Domingo’.

Os ‘Dias nas Dioceses’ vão realizar-se em 17 dioceses de norte a sul de Portugal continental e arquipélagos – antecedendo a primeira edição internacional da Jornada Mundial da Juventude no país.

Os programas foram preparados a partir de cinco pilares – acolhimento, descoberta, missão, cultura e envio -, e os peregrinos vão conhecer a Igreja local, com as suas especificidades, as pessoas e a região, numa semana que é também um itinerário de preparação para o encontro mundial da Igreja Católica, de 1 a 6 de agosto, em Lisboa.

A Diocese do Algarve vai receber cerca de 2733 peregrinos, de 41 grupos, provenientes de 19 países: Argentina, Canadá, Colômbia, Coreia do Sul, Dinamarca, Eslovénia, Espanha, França, Ilhas Mariana do Norte, Itália, Kuwait, Madagáscar, Moçambique, México, Polónia, Uruguai, Zimbabué, Filipinas e Taiwan.

Os DND começam no dia 26 de julho, os jovens realizam o check-in em cada local de acolhimento: em Loulé, no Santuário de Nossa Senhora da Piedade (Mãe Soberana), em Faro, no Pavilhão da Penha, e no Pavilhão Municipal Eduardo Mansinho de Tavira.

O dia 27 é dedicado ao pilar ‘descoberta’, com as celebrações de boas-vindas, a oração da manhã e visita aos locais de referência de cada uma das três cidades; a partir das 22h00 vão participar em ‘Encontros de Partilha de Culturas’, no Parque Municipal de Loulé; no Jardim Manuel Bivar em Faro, e, em Tavira, no Parque junto ao Castelo.

A ‘missão’, no dia 28 de julho (sexta-feira), é realizada em ações de voluntariado social e ambiental, em Loulé, os jovens participam também em limpezas, apanha de beatas e plantação de árvores; a noite é dedicada à oração, em Faro, destaca-se a presença dos monges da Comunidade ecuménica de Taizé (França), e do seu prior, o irmão Alois.

Segundo o programa do COD Algarve, 29 de julho é um dia de ‘cultura e desporto’, com feiras de cultura e desporto com oficinas de artesanato, ioga, taekwondo, ginástica acrobática, zumba, em vários locais de Faro, Loulé e Tavira, à noite, os peregrinos participam em bailes de verão.

No dia 31 deste mês, os peregrinos viajam para Lisboa para participarem na JMJ 2023, mas, no dia anterior, têm a celebração de envio, depois da oração da manhã vão para o Estádio do Algarve, preveem a participação de cinco mil pessoas.

Este programa de envio dos DND no Algarve começa com a Eucaristia, concelebrada por vários bispos, das 16h30 às 18h00, e segue-se o concerto do grupo ‘Gen Verde’, do Movimento dos Focolares, até às 20h00, divulga o jornal diocesano ‘Folha do Domingo’.

Este grupo internacional feminino lançou uma música nova, que foi composta para a Jornada Mundial da Juventude 2023, intitulada ‘Girl On A Mission (Magnificat)’, no dia 5 de maio.

Diariamente, ao final da tarde, pelas 18h30 e 19h00 (Faro), é celebrada a Eucaristia em diversos locais das três regiões de acolhimento, antes dos jantares que vão ser fornecidos por empresas de catering contratadas.

A Diocese do Algarve vai ter um quarto lugar de acolhimento de peregrinos antes da JMJ, a cidade de Portimão, onde vai estar a Comunidade francesa do ‘Chemin Neuf’ (Caminho Novo), com um programa próprio, para cerca de 4 mil participantes de 40 países, onde se destaca o festival anual da juventude, o ‘Welcome to Paradise’.

CB/OC

Em Tavira vão ser alojados 709 peregrinos, no Pavilhão Eduardo Mansinho (550) e na Escola D. Paio (159): México (218), Canadá (105), Zimbabué (83), Coreia do Sul (80), Madagáscar (79), Ilhas Mariana do Norte (40), Filipinas (33), Argentina (24), Uruguai (19), Colômbia (14) e Moçambique (14).

Loulé recebe 998 jovens, no Pavilhão Municipal (296), na Escola Secundária de Loulé (194), na Escola Padre Coelho Cabanita (175) e na Escola de Ferreiras (333); são oriundos da França (333), Polónia (296), Itália (194), Eslovénia (103), Alemanha (45) e Kuwait (27).

A região de Faro acolhe 1046 participantes, no Seminário de Faro (33), na casa das Cooperadoras da Família (5 bispos e 5 sacerdotes), na Escola Afonso III (187), na Escola de Santo António (154), na Escola Joaquim Magalhães (150), na Escola Secundária Pinheiro e Rosa (145), no Pavilhão da Penha (313), na Escola Secundária João de Deus (97), e em famílias de acolhimento; peregrinos da França (313), Canadá (284), Dinamarca (150), Espanha (145), Polónia (124) e Taiwan (30).

 

 

Partilhar:
Scroll to Top