Algarve: Diocese realizou encontro de compromisso e envio com os professores de Educação Moral e Religiosa Católica

«No caminho da vida haverá dias ótimos e dias péssimos, mas serão todos dias de Deus» – Padre Pedro Manuel

Foto: Samuel Mendonça/Folha do Domingo

Faro, 13 out 2025 (Ecclesia) – A Diocese do Algarve dinamizou um encontro para os professores da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) onde realizaram o compromisso para a sua missão, e foram enviados com uma bênção, este sábado, no Seminário de Faro.

“A Igreja confia-vos a missão de serdes educadores cristãos, na modalidade específica do ensino religioso escolar. (…) E fá-lo, na certeza de assim prestar também um serviço imprescindível á educação integral dos alunos”, disse o assistente do Secretariado da Pastoral Escolar (SDPE) da Diocese do Algarve, este sábado, 11 de outubro, citado pelo jornal diocesano ‘Folha do Domingo’.

Na celebração realizada na capela do Seminário Diocesano de São José, em Faro, o padre Pedro Manuel explicou que a “bênção de Deus” não era para dar sorte, mas para saberem que “no caminho da vida haverá dias ótimos e dias péssimos, mas serão todos dias de Deus”.

Aos 15 professores que participaram neste encontro, dos 27 que lecionam a disciplina de EMRC no Ano Letivo 2025/2026 no Algarve, o sacerdote acrescentou que o seu trabalho “é uma grande bênção para a escola, mas é uma grande responsabilidade para cada um”.

Num encontro antes da celebração, o assistente do Secretariado da Pastoral Escolar da Diocese do Algarve pediu aos professores de Educação Moral e Religiosa Católica, que são “chamados a iluminar”, que levem os valores cristãos e a esperança onde habitualmente não estão presentes.

“[É preciso] transformar o ambiente onde nos encontramos como fermento na massa; muitas escolas são transformadas pelo testemunho da presença. Não é catequese, é leitura da vida com valores cristãos e darmos aos alunos valências para serem melhores pessoas a partir dos valores cristãos. Ainda que a escolha final do caminho de vida seja dos alunos”, desenvolveu.

Esta iniciativa da Diocese do Algarve, com os professores de EMRC, realizou-se no penúltimo dia da Semana Nacional da Educação Cristã 2025, que terminou este domingo (5 a 12 de outubro), e teve como tema ‘Educação Cristã: Esperança e Profecia’, e foi destaca a mensagem da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF), da Igreja Católica em Portugal.

Foto: Samuel Mendonça/Folha do Domingo

Luís Perpétuo Martins, do Secretariado Diocesano da Pastoral Escolar, informou que a Diocese do Algarve vai estar representada no Jubileu do Mundo Educativo, do Ano Santo 2025, de 27 deste mês a 2 de novembro, em Roma; já o Jubileu Diocesano do Algarve deste setor vai realizar-se, dia 23 de novembro, no Santuário de Nossa Senhora da Piedade, em Loulé.

O jornal ‘Folha do Domingo’ adianta ainda que os professores de EMRC pensaram no espaço e os moldes para os encontros de alunos desta disciplina, e partilhadas informações relativas à sua Semana Nacional, o Encontro Nacional de Educação Moral e Religiosa Católica do Ensino Secundário realiza-se a 17 e 18 de abril de 2026.

O SDPE tem como objetivos para este ano pastoral a “promoção, dinamização e participação em celebrações e comemorações jubilares a nível diocesano: Jubileu dos Professores e Mundo da Educação; “continuar e aumentar a realização de tempos fortes de espiritualidade: Retiro para professores católicos”; “promover o encontro de alunos e professores em contexto de Sinodalidade e de Comunhão: Encontros Diocesanos de EMRC”; e “desenvolver uma campanha de matrículas concertada nas escolas e paróquias”.

A lei prevê a oferta obrigatória da disciplina curricular de Educação Moral e Religiosa Católica do Ensino Básico ao Secundário, e também dos cursos profissionais desde que passou a integrar as suas matrizes no ano letivo 2019/2020 (Decreto-Lei nº 55/2018, de 6 de julho).

A Concordata assinada em 2004 entre Portugal e a Santa Sé consagra a existência da disciplina de EMRC, sendo os professores propostos pelos bispos, nomeados pelo Estado e pagos pela tutela; é uma componente do currículo nacional, de oferta obrigatória por parte dos estabelecimentos de ensino e de frequência facultativa.

CB/OC

Igreja/Portugal: Semana Nacional da Educação Cristã arranca com celebração jubilar, em Fátima

Partilhar:
Scroll to Top