Algarve: Diocese quer «comprometer» fiéis

Caridade e evangelização são linhas principais para o novo ano pastoral

Lisboa, 26 set 2011 (Ecclesia) – A diocese do Algarve está apostada, no próximo ano pastoral, a “comprometer a comunidade no exercício da caridade” e a apostar no reforço do caráter “evangelizador” dos leigos.

“Motiva-nos a promoção de uma pastoral de missão, centrada na experiência de Deus com Jesus Cristo e somos chamados a edificar, com Maria, uma Igreja Evangelizada e Evangelizadora”, pode ler-se no programa pastoral para 2011-2012, citado pelo jornal diocesano ‘Folha de Domingo’.

Subordinado ao tema “Viver em Cristo, a presença de Deus”, o texto dá continuidade a um projeto de seis anos, iniciado em 2006, que tem procurado despertar a Igreja Católica algarvia para o cumprimento do “mandato” de Jesus, de “anunciar” a Boa Nova à sociedade.

Para enraizar melhor este espírito missionário nas diversas paróquias, o clero local pretende favorecer “formas especiais de anúncio da fé, em momentos devidamente programados” e sugere a abertura de mais “cursos de preparação” para os leigos.

Os responsáveis diocesanos alertam para a falta de “um laicado comprometido com as realidades da vida e do mundo, através do conhecimento da Doutrina Social da Igreja”.

Recordam também a importância de “promover a correponsabilidade comunitária no exercício da caridade, face às necessidades provocadas pela realidade social do nosso país”.

O novo programa pastoral vai ser apresentado no próximo dia 5 de outubro, a partir das 10h00, no Centro Paroquial de Loulé.

SM/FD/JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top