Algarve: Diocese publica itinerário espiritual para a oração familiar

Faro, 06 jan 2015 (Ecclesia) – A Diocese do Algarve publicou o itinerário espiritual ‘Chamados à Amizade’ com “um conjunto de orações” que pretende promover e apoiar a oração familiar depois de uma caminhada que começou nas paróquias.

“Notou-se a falta de alguns subsídios no sentido de uma linha mais espiritual, concretamente de oração, que facilitasse que as famílias, durante o ano, pudessem rezar. [O guião é] um conjunto de orações que percorre todos os tempos do ano litúrgico, inspirado no Ano B (por ser o que a Igreja está este ano a seguir) e no evangelho de cada domingo”, explicou o padre Carlos de Aquino, coordenador do Departamento Diocesano da Pastoral Litúrgica.

Segundo o responsável, o itinerário surge depois do “esforço de criar-se grupos [paroquiais] de pastoral familiar”, de promover reflexão mais teológica sobre a família e ter-se ensaiado “propostas de espiritualidade e de oração”.

O itinerário espiritual de 92 páginas tem início no tempo de Advento e termina no Tempo Comum, passando pelos tempos litúrgicos do Natal, Quaresma e Pascal e inclui ainda um capítulo dedicado às festas da Santíssima Trindade, do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo (Corpo de Deus) e da Imaculada Conceição de Maria.

“Não impede que se possa começar agora”, destaca o sacerdote que explica que este “é um livro em aberto” e a forma como está estruturado corresponde ao percurso do ano litúrgico mas “em qualquer tempo que se comece pode ser acolhido”.

O coordenador do Departamento Diocesano da Pastoral Litúrgica revela que o itinerário espiritual ‘Chamados à Amizade’ apresenta também uma proposta celebrativa que “pode ser adaptada à realidade de cada família”, podendo ser realizada em casal ou entre pais e filhos.

“É uma proposta de oração que inclui sempre uma dimensão mais criativa de alguma ação, inspirada também depois a partir de cada tempo litúrgico”, acrescenta o padre Carlos de Aquino sobre o guião que resulta do percurso pedagógico vivido no ano pastoral 2013/2014, particularmente dedicado à realidade da família.

O ano pastoral 2014-2015 tem como tema ‘Chamados à Santidade’ e o guião espiritual ‘Chamadas à amizade’ e o autor comentou com o jornal diocesano que não é um “jogo de palavras”.

“A santidade é o cultivo da amizade, de uma amizade que se cultiva por encontro. É isso a liturgia, a celebração e a oração”, esclarece.

Neste contexto, o vigário episcopal para a Pastoral da Diocese do Algarve disse que o itinerário “favorece a desejada pastoral da família”.

“Convivências, encontros das famílias orantes, reflexões temáticas, empenhamento comunitário”, entre outras são iniciativas que o cónego José Pedro Martins considera serem possíveis de se realizar com o guião ‘Chamadas à amizade’.

FD/CB

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR