Faro, 22 jan 2016 (Ecclesia) – O bispo do Algarve vai presidir a uma peregrinação diocesana a Roma, com passagem por outras cidades históricas de Itália, no âmbito do Ano Santo Extraordinário da Misericórdia, que se vai realizar de 1 a 7 de setembro.
A peregrinação da Diocese do Algarve a Roma, no primeiro dia, começa com os peregrinos a visitar pela praça, basílica e catacumbas de São Pedro, no Vaticano, acompanhados por um guia.
No dia 2 de setembro continuam pela cidade de Roma com passagem pelas basílicas de São Paulo Extra Muros, São João Latrão e batistério, Santa Maria Maior e a de São Clemente, bem como, as catacumbas de São Sebastião.
Ao terceiro dia de visita, rumam à cidade de Assis onde vão ver a basílica e o túmulo de São Francisco, “onde poderão admirar também os frescos de Giotto”, e depois visitam a basílica de Santa Clara, que guarda o túmulo e as relíquias da fundadora das Clarissas, e onde se encontra o crucifixo do discernimento de São Francisco.
Neste dia, os peregrinos vão passar também por Viterbo, onde está sepultado o Papa João XXI, o único português que ocupou a Cadeira de São Pedro.
Segundo o jornal Folha de Domingo, o dia 4 de setembro, vai ser “um dos pontos altos da peregrinação” com a participação na Eucaristia do Jubileu dos Operadores e Voluntários da Misericórdia, presidida pelo Papa Francisco na Praça de São Pedro, no Vaticano.
Durante a tarde o programa da peregrinação da Diocese do Algarve a Roma prevê passar por Castelo de Sant’Angelo, pelo Panteão, a Praça Navona e a Fontana de Trevi.
No dia 5 de setembro, os peregrinos vão visitar os museus do Vaticano e a capela Sistina, o Coliseu Romano, o Arco de Constantino, o Fórum Romano e ainda a Praça de Veneza.
Ao sexto dia, outra visita fora de Roma com passagens pelas ruínas de Pompeia, para visita das ruínas da cidade do tempo da Roma Antiga, e pelo mosteiro de Monte Cassino, onde São Bento de Nursia fundou a Ordem dos Beneditinos, uma colina rochosa a cerca de 70 quilómetros da capital de Itália.
Antes do embarque e regresso a Faro, a peregrinação da Diocese do Algarve participa na Audiência Geral de quarta-feira do Papa e celebram a Eucaristia na igreja de Santo António dos Portugueses.
FD/CB