Pastoral do Turismo e a Chancelaria Diocesana organizam iniciativa, entre as 10h00 e as 17h00
Faro, 19 dez 2017 (Ecclesia) – A Diocese do Algarve promove hoje uma formação para empresas que organizam casamentos na região, através da Pastoral do Turismo e em consonância com a Chancelaria Diocesana.
“Esta formação destina-se a todas as organizadoras de casamentos (wedding planners) e visa dar a conhecer todos os procedimentos que são necessários para a preparação de um casamento católico, a documentação que é obrigatória, bem como os canais de comunicação a usar para obter as devidas autorizações/documentos”, assinala a nota enviada à Agência ECCLESIA.
A iniciativa vai decorrer entre as 10h00 e as 17h00, no Seminário de São José, em Faro.
Segundo a Diocese do Algarve, a formação permitirá que se possam passar “informações importantes”, nomeadamente no que toca a toda a tramitação que é necessária na organização de um casamento, mas também “em relação a questões mais específicas relacionadas com a liturgia e com a forma como as cerimónias católicas de casamento devem decorrer”.
A equipa diocesana da Pastoral do Turismo pretende ajudar na formação dos ‘wedding planners’.
“Ao longo dos últimos anos, a importância que têm os casamentos feitos no Algarve por estrangeiros, sobretudo provenientes da Irlanda e de comunidades católicas do Reino Unido, tem vindo a aumentar e temos consciência que essa é uma realidade incontornável”, explica o padre Miguel Neto, responsável por esta equipa de trabalho da Diocese.
O sacerdote assinala ainda a necessidade de evitar “a realização de erros grosseiros”, que podem colocar em risco a validade dos matrimónio de casais estrangeiros, ao mesmo tempo que se facilitam os procedimentos junto do chanceler da Diocese”, garantindo que os processos chegam até ele com qualidade”.
Todos os participantes receberão um certificado e o seu nome será referenciado no site da Pastoral do Turismo como ‘wedding planner’ autorizada e credenciada pela Diocese do Algarve.
OC