81 jovens e 15 animadores foram convidados a «caminhar com os outros»
Faro, 03 mai 2023 (Ecclesia) – O Comité Organizador Diocesano do Algarve para a JMJ 2023, e o Setor da Pastoral Juvenil desta diocese, dinamizaram o primeiro encontro preparatório, de três, para os jovens que vão participar na Jornada Mundial da Juventude em Lisboa.
‘Caminhar com os outros’ foi o tema do encontro realizado esta segunda-feira, 1 de maio, que congregou 81 jovens e 15 animadores, no complexo paroquial da igreja de São Pedro do Mar, em Quarteira, informa o jornal diocesano ‘Folha do Domingo’.
O COD Algarve e o Setor diocesano da Pastoral Juvenil convidaram a irmã Linda Vieira, do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (salesiana), para orientar o encontro com os jovens, e o padre Samuel Camacho, sacerdote desta diocese, para estar com o grupo de animadores.
“A JMJ é uma oportunidade para peregrinar com os outros; a Igreja é esta família com quem somos chamados a caminhar”, disse a religiosa salesiana aos jovens, indicando que a “missão” deles na Igreja é “trazer esperança, espírito crítico, entusiasmo e alegria”.
Pedindo que “não se demitam”, a irmã Linda Vieira, que é natural do Algarve mas está numa comunidade na Diocese de Setúbal, desafiou os 81 jovens a terem em conta “a comunidade, a oração e o serviço”, que apresentou como três dimensões essenciais, e explicou que “é preciso estar na comunidade, manter a amizade com Jesus através da oração e prosseguir no serviço”.
Os jovens refletiram sobre qual destes pilares têm “de crescer mais” nas suas vidas e sobre o que “a Igreja propõe”, afirmando que “essa é a missão depois deste encontro ao anunciar que Jesus está vivo”.
A irmã Linda Viera sugeriu também como trabalho de grupo que fizessem uma análise da Igreja a que pertencem, apresentassem uma sugestão e que formulassem três perguntas para serem feitas a um animador, um sacerdote e uma religiosa, que foram respondidas pela irmã Salesiana, pelo padre Samuel Camacho e pela coordenadora do Setor da Pastoral Juvenil da Diocese do Algarve, Vânia dos Santos.
O padre Samuel Camacho acompanhou os 15 animadores e propôs que refletissem sobre as razões que os levam à JMJ Lisboa 2023, a edição internacional que se realiza de 1 a 6 de agosto, o que esperam desta Jornada Mundial e se estão conscientes do seu compromisso.
“Por não serem pastores não são menos que o pároco. São também ‘porta’, ou seja, são aqueles que seguram a vossa vida, que cuidam de vocês, que vos protegem e que vos amam porque vos guardam neste ‘redil’”, disse o sacerdote algarvio na Eucaristia, dirigindo-se em especial aos jovens, a quem explicou que os animadores “são ‘porta’ da fé”.
No final da Missa, os participantes realizaram uma faixa, com a frase ‘Rumo à JMJ com a Igreja’, para levar para o próximo encontro preparatório, no dia 3 de junho, que tem como tema ‘Peregrinação interior’, informa o jornal diocesano.
Segundo o ‘Folha do Domingo’, estes encontros destinam-se aos adolescentes, a partir do 8º ano de catequese, aos jovens, até aos 30 anos, e respetivos animadores; o terceiro e último, para os mais de 800 do Algarve inscritos na Jornada Mundial da Juventude, é dedicado ao tema “Caminhar para os outros’, no dia 1 de julho.
CB/OC