Algarve: Diocese promove Curso Básico de Teologia para agentes de pastoral

Faro, 18 out  2021 (Ecclesia) – A Diocese do Algarve vai realizar uma nova edição do Curso Básico de Teologia para agentes de pastoral, em regime online e seis jornadas presenciais, a partir de hoje, até 2024.

“O curso destina-se à Igreja do Algarve, mas não se impossibilita a participação de outros interessados”, disse o diretor do Centro de Estudos e Formação de Leigos do Algarve (CEFLA), , informa o jornal ‘Folha do Domingo’.

O padre Mário de Sousa explica que entre os destinatários do Curso Básico de Teologia vão ter “em especial atenção” os possíveis candidatos ao diaconado permanente e os “animadores de comunidades”.

“Os candidatos ao diaconado permanente terão, concomitantemente, um percurso de discernimento vocacional, que será feito em conjunto e em casal (acompanhado também pelos filhos)”, acrescentou o sacerdote.

A assiduidade e a avaliação são obrigatórias para os alunos que querem ter uma classificação no certificado de participação, e para os candidatos ao diaconado permanente.

O Curso Básico de Teologia é composto por 18 disciplinas semestrais de frequência online, uma das novas disciplinas é ‘A arte de acolher, comunicar e presidir’, e conta com 14 docentes desta diocese algarvia, de Beja e de Évora, para além de seis jornadas de participação presencial.

O diretor do CEFLA explica que as seis jornadas intensivas, entre 2022 e 2023, são exclusivamente presenciais “para permitir também o encontro físico entre os participantes”, têm cinco docentes e a formação começa hoje, cada uma das 18 disciplinas vai ter 13 aulas de 50 minutos.

Na última edição do Curso Básico de Teologia para agentes de pastoral, realizada entre 2015 e 2018, destinou-se também a professores de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), catequistas, orientadores de grupos da ‘Lectio Divina’, animadores de grupos de jovens, dirigentes do Corpo Nacional de Escutas, ministros extraordinários da comunhão, orientadores da celebração dominical na ausência de ministro ordenado, acólitos e leitores.

CB

Partilhar:
Scroll to Top