Iniciativa intitula-se «prova dos 9» e decorre a partir do próximo domingo
Faro, 02 ago 2011 (Ecclesia) – O Secretariado da Pastoral Juvenil da diocese do Algarve elaborou um itinerário de preparação pessoal para os jovens que vão participar na próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Madrid, de 16 a 21 de agosto.
A iniciativa intitula-se «prova dos 9» e decorre nos nove dias que antecedem o maior evento juvenil promovida pela Igreja Católica a nível global.
Em texto publicado pelo semanário «Folha do Domingo», o Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil (SDPJ) explica que esta proposta pretende ajudar a olhar a JMJ “na verdade do que ela constitui: uma peregrinação, um encontro com o Senhor, um momento de comunhão e partilha da fé com o Santo Padre, um convívio de amizade e fraternidade entre irmãos, uma festa”.
O padre assistente do SDPJ explica que o objetivo é que “cada jovem participante possa começar a vivenciar e a introduzir-se na dinâmica, na temática e na espiritualidade” da JMJ 2011.
“Faz sempre parte de cada dia um trecho da mensagem do Papa e os temas propostos para a reflexão têm sempre a ver com questões relacionadas com a juventude e a vivência cristã ou com outra coisa que quisemos focar na proposta de santidade para os jovens e que é o conhecimento dos santos espanhóis que podem servir de exemplo para a vida deles, como São Francisco Xavier, Santa Teresa de Jesus ou Santo Inácio de Loiola”, acrescenta o padre António de Freitas.
Associada à elaboração da proposta, publicada no sítio do SDPJ na internet, está a necessidade de ligação àquela rede, uma vez que o trabalho prevê a audição de músicas e a recitação de orações que podem ser posteriormente ser partilhadas nas redes sociais.
O SDPJ sugere ainda que, antes de iniciar a peregrinação a Madrid para um “acontecimento único”, os participantes celebrem o sacramento da Reconciliação (confissão) e que os grupos paroquiais ou os participantes individuais proponham ao respetivo pároco “a bênção para os peregrinos numa eucaristia dominical”.
No dia 15 de agosto, às 22h00, tem lugar uma missa de envio, presidida pelo bispo do Algarve na Sé de Faro.
A diocese do Algarve contabilizou 173 inscritos, incluindo D. Manuel Quintas, que acompanhará este grupo até Madrid, de autocarro.
Incluídos neste grupo estão nove australianos que acolheram, em 2008, os jovens algarvios em Brisbane, aquando da JMJ de Sidney.
O contingente algarvio conta também com cerca de 40 elementos do Caminho Neocatecumenal, que participam na JMJ através deste movimento católico internacional.
SM/FD/OC