Algarve: Diocese dinamiza inquérito para preparar o próximo programa pastoral

Questionário pretende também avaliar últimos cinco anos de caminhada comunitária

Faro, 02 mar 2017 (Ecclesia) – A Diocese do Algarve está a realizar um inquérito online onde quer “ajuda” para “vislumbrar novos horizontes pastorais” ao elaborar o próximo plano programático e avaliar o quinquénio pastoral (2012-2017) que termina este ano.

O questionário online ‘Avaliar Rumo ao Futuro’ da Diocese do Algarve garante o anonimato dos inquiridos tendo sido disponibilizado por via eletrónica pode ser respondido até dia 19 de março.

Sobre o próximo programa pastoral, o questionário pergunta, por exemplo, qual a “relevância a dar ao enquadramento do conteúdo da Exortação Apostólica, sobre o amor na família, ‘A Alegria do Amor’”, quais as “prioridades” a ter na sua conceção e o período de tempo que deverá abranger.

“Qual considera ter sido a temática anual que maior envolvimento conseguiu nas comunidades paroquiais e nas ações pastorais”, é uma das questões que analisa o programa desenvolvido ao longo dos últimos cinco anos, desde 2012.

Em informação enviada à Agência ECCLESIA, um membro da Comissão Permanente do Conselho de Pastoral da Diocese do Algarve foi sentida a “necessidade de avaliar” o que foi o último quinquénio e, por outro lado, “tentar perceber qual a sensibilidade” relativamente ao que poderá ser o próximo plano pastoral.

Ao jornal diocesano ‘Folha do Domingo’, Carlos Ferrinho explicou que pretendem que o questionário ‘Avaliar Rumo ao Futuro’ chegue não só aos católicos algarvios mas também “aqueles que não têm um compromisso tão efetivo com a comunidade” e possam estar nas “periferias”.

A Comissão Permanente do Conselho de Pastoral da Diocese do Algarve pretende ter os dados recolhidos até à próxima assembleia plenária marcada para 20 de maio.

Para Carlos Ferrinho a opção pelo inquérito na internet pode ser uma “mais-valia” na conceção do próximo programa pastoral da Igreja Católica no Algarve porque fica mais impregnado do que são “as perceções das pessoas”.

CB

Partilhar:
Scroll to Top