Algarve, 17 jul 2023 (Ecclesia) – O Comité Organizador Diocesano (COD) do Algarve para a Jornada Mundial Juventude (JMJ) 2023 criou um grupo coral para a Eucaristia de Envio dos peregrinos para o encontro mundial em Lisboa, vão animar a liturgia no dia 30.
O novo grupo coral, com 50 pessoas de Paróquias de Portimão a Tavira, foi criado por Ricardo Starkey, que tem formação musical do 5º grau e faz parte do Setor da Pastoral Juvenil do Algarve, que procurou selecionar “vozes, mais ou menos conhecidas, de outros eventos” na diocese, informa o jornal diocesano ‘Folha do Domingo’.
Segundo o responsável pela direção musical do coro, o principal desafio tem sido a uniformização dos cânticos, as músicas escolhidas para a Missa de Envio para a JMJ Lisboa 2023 são hinos de edições anteriores da Jornada e canções desses encontros que não foram hinos, canções da comunidade católica Shalom, do padre Tarcízio Morais (Salesiano) e do coro do CUPAV, o Centro Universitário Padre António Vieira dos Jesuítas.
“Há músicas que são cantadas em várias paróquias da nossa diocese, mas cada uma num estilo diferente ou tempos diferentes ou mesmo notas diferentes. Acaba por ser um desafio fazer com que cantem ao mesmo ritmo, a mesma melodia”, explicou Ricardo Starkey.
Ao todo estão previstos seis ensaios deste novo grupo coral, começaram no final do mês de junho, no Centro Paroquial de Loulé, na quinta-feira, dia 13, tiveram o quarto ensaio, e vão realizar mais dois, o último no dia da Missa de envio, 30 de julho, no Estádio Algarve.
Maria Neto, das paróquias de Tavira, que canta habitualmente nas Eucaristias dominicais, contextualizou o seu sim para o coro diocesano com a vontade de colaborar, lembrando que o padre António de Freitas, assistente do COD, disse que estão ali “para ajudar os outros num momento de oração”.
“Achei que se o faço para a minha paróquia também o devo fazer para a minha diocese”, explicou Patrícia Mendes, da Paróquia da matriz de Portimão, afirmando que é preciso pôr os “dons a render”.
Já David Santos é das paróquias de Loulé e, segundo o jornal diocesano, tem alguma formação musical, gosta “muito de cantar” e como este projeto está relacionado com a JMJ “não podia deixar passar esta oportunidade”, destacando o “convívio”, a “unidade”, “cantar para Cristo” e “fazer novos amigos”.
Para Ricardo Starkey, o responsável pela direção musical deste coro diocesano, “seria interessante” existir “um coro para outros momentos e orações organizados pelo Setor Diocesano da Pastoral Juvenil”, lê-se no jornal ‘Folha do Domingo’.
O bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, vai presidir à Missa de envio e já pediu a mobilização do “maior número de cristãos algarvios”, incentivando à participação e divulgação pelas comunidades da diocese.
Nesta celebração, de entrada livre, aberta a todos, vão enviar os participantes da Diocese do Algarve, e outros peregrinos, para a edição internacional da Jornada Mundial da Juventude em Portugal, vai começar pelas 16h30, do próximo dia 30, no Estádio Algarve.
CB/OC
Algarve: Diocese recebe cerca de 7 mil jovens de todo o mundo, antes da JMJ 2023