Algarve: Diocese celebra os 25 anos da ordenação episcopal de D. António Carrilho

Foto Agência ECCLESIA / MC

Loulé, 22 jun 2024 (Ecclesia) – A Diocese do Algarve assinala hoje os 25 anos da ordenação episcopal de D. António Carrilho, bispo natural desta diocese, com uma Eucaristia, às 18h00, no Santuário de Nossa Senhora da Piedade, em Loulé.

O jornal diocesano ‘Folha do Domingo’ informa que para além Eucaristia, os 25 anos de ordenação episcopal vão comemorados também com um jantar, as inscrições para esta parte do programa são na igreja de São Francisco, em Loulé.

D. António Carrilho é natural de Loulé, nasceu a 11 de abril de 1942, e foi ordenado sacerdote a 28 de julho de 1965 na Sé de Faro; foi nomeado cónego do Cabido Catedralício da Sé, a 2 de fevereiro de 1996, e tomou posse a 25 de março desse ano.

Esteve integrado em vários serviços da Conferência Episcopal Portuguesa, em Lisboa, onde foi diretor do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) e do Secretariado Geral.

D. António Carrilho foi nomeado para auxiliar do Porto, onde esteve oito anos, após a ordenação a 29 de maio de 1999, na igreja de São Pedro do Mar, em Quarteira, e escolheu como lema episcopal ‘Faz-te ao Largo’.

O Papa Bento XVI nomeou como bispo do Funchal, em março de 2007, para suceder a D. Teodoro de Faria; a 12 de janeiro de 2019, o Papa Francisco aceitou a renúncia de D. António Carrilho que, em 2017, atingiu idade determinada pelo Direito Canónico (75 anos) para a resignação ao cargo.

No dia 10 de junho de 2019, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, foi distinguido com o grau de Grande-oficial da Ordem do Infante D. Henrique, atribuído pelo presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, destaca o jornal diocesano ‘Folha do Domingo’.

D. António Carrilho esteve 12 anos ao serviço da Diocese do Funchal, Igreja diocesano que vai celebrar as bodas de prata episcopais do seu bispo emérito a partir desta terça-feira, 28 de maio, do programa de dois dias de comemoração, conta um concerto de homenagem, uma Eucaristia e um jantar, no Seminário diocesano do Funchal, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

CB

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR