Faro, 20 jul 2011 (Ecclesia) – A diocese do Algarve promove hoje uma eucaristia de ação de graças pelos “100 anos de vida do cónego Sezinando Oliveira Rosa”, o sacerdote “mais idoso e simultaneamente o que foi ordenado há mais tempo em todo o país”.
Segundo comunicado de imprensa enviado pelo gabinete de informação diocesano à Agência ECCLESIA, a efeméride será assinalada numa missa presidida pelo bispo do Algarve, D. Manuel Neto Quintas, a partir das 11h00, em Alcantarilha, localidade onde monsenhor Sezinando Rosa reside e da qual foi pároco.
O sacerdote foi, entre outras funções, vigário geral e vigário episcopal para a pastoral social da diocese do Algarve, administrador paroquial da Guia, secretário geral da Acção Católica Portuguesa, diretor do secretariado geral da Conferência Episcopal Portuguesa, administrador da Rádio Renascença, secretário geral da Universidade Católica Portuguesa e provedor da Santa Casa da Misericórdia de Alcantarilha.
Sezinando Rosa, natural de Vila Real de Santo António, nasceu no dia 20 de julho de 1911 e foi ordenado a 15 de setembro de 1934, tendo sido contemporâneo de 9 Papas e 8 bispos do Algarve.
OC