Faro, 19 abr 2024 (Ecclesia) – A Diocese do Algarve realiza o seu Dia Diocesano do Acólito 2024, com o tema ‘Juntos procuremos Jesus escondido’, esta sexta-feira e sábado, dias 19 e 20 de abril, em Pechão, no município de Olhão.
“Precisamos renovar profundamente este setor diocesano e organizar com maior atenção e acompanhamento este serviço paroquial, pelo que vos peço a presença e participação feliz, pronta e generosa de todos”, assinala o assistente do Centro Diocesano de Acólitos (CDA), divulga o jornal ‘Folha do Domingo’.
O cónego Carlos de Aquino, na convocatória para o Dia Diocesano do Acólito, refere que este encontro valorizará a Eucaristia e a adoração na “vida e ministério” dos acólitos, “inspirados no testemunho eloquente de São Francisco Marto”.
O Dia do Acólito da Diocese do Algarve é promovido pelo Centro Diocesano de Acólitos, este ano com o tema ‘Juntos procuremos Jesus escondido’, adjetivo com que Francisco Marto, vidente de Fátima e padroeiro dos acólitos, se referia ao sacramento da Eucaristia.
Segundo o programa, o encontro começa esta sexta-feira, dia 19 de abril, pelas 18h30, com o acolhimento no polidesportivo de Pechão e a apresentação dos grupos de acólitos, após o jantar, realiza-se uma atividade surpresa, seguida do momento de adoração.
No segundo dia de encontro, no sábado, 20 de abril, após a oração da manhã, os acólitos vão participar num peddy paper pela aldeia de Pechão, e, da parte da tarde, têm testemunhos, celebração da Eucaristia e o encerramento.
O Centro Diocesano de Acólitos, que já publicou online o guião do Dia Diocesano do Acólito 2024, informa que as inscrições do Grupo/Associação de Acólitos no dia diocese terminam a 12 de abril.
O jornal da Diocese do Algarve explica que acólito (termo de origem grega que significa “acompanhar” ou “seguir”) ajuda o clero católico no serviço do altar, podendo também ser solenemente instituído, o que acontece no âmbito da formação para o sacerdócio.
CB