Ferragudo, Faro, 15 nov 2013 (Ecclesia) – O bispo do Algarve, D. Manuel Quintas terminou a visita pastoral à paróquia de Ferragudo, a segunda realizada no decurso deste ano pastoral de 2013/2014.
Na eucaristia de encerramento da iniciativa, D. Manuel Quintas mostrou-se feliz por notar que naquela comunidade paroquial há “um novo despertar da fé e uma decisão de recomeçar um caminho de prática cristã e de prática religiosa”, revela o jornal diocesano ‘Folha do Domingo’.
O bispo do Algarve, agradeceu a “todos os que fazem parte de serviços e movimentos pelo seu serviço e disponibilidade em servir mais e melhor a comunidade” e aproveitou a oportunidade para apelar à corresponsabilidade na Igreja e em especial à integração de pessoas em situação matrimonial não regular, revela o artigo publicado pelo jornal algarvio.
Ao longo da semana de visita pastoral, D. Manuel Quintas visitou o agrupamento local dos escuteiros, a creche, o centro de dia, a escola, a Junta de Freguesia e encontrou-se também com os diversos setores da pastoral e com os movimentos paroquiais.
Ao longo do presente ano pastoral, D. Manuel Quintas visitará ainda as paróquias da cidade de Portimão, de 1 a 15 de dezembro, a paróquia de Alvor, de 5 a 12 de janeiro, a paróquia de Lagoa, de 19 a 26 de janeiro, a paróquia da Mexilhoeira Grande, de 9 a 16 de fevereiro, e a paróquia de Monchique, de 30 de março a 6 de abril.
O Código de Direito Canónico estabelece que os bispos têm a obrigação de visitar toda a diocese ao menos a cada cinco anos, podendo, em caso de necessidade, delegar essa tarefa no prelado coadjutor ou auxiliar, ou ainda num padre.
FD/MD