No calendário utilizado em Igrejas orientais esta celebração acontece a 7 de janeiro
Faro, 06 jan 2017 (Ecclesia) – As comunidades greco-católica e ortodoxa, de tradição bizantina, que vivem no Algarve vão celebrar a partir de hoje o nascimento de Jesus Cristo, segundo o calendário juliano.
“Sentamo-nos para jantar assim que aparece a primeira estrela no céu, relembrando o aparecimento da estrela aquando do nascimento de Jesus”, explicou a diretora da escola ucraniana de Faro, Natalia Dmytruk, ao jornal diocesano ‘Folha do Domingo’.
Estas comunidades são constituídas por “muitos milhares de imigrantes ucranianos e romenos”.
Segundo o rito bizantino, hoje é o último dia de jejum e a consoada é festejada com 12 pratos diferentes – número que encontra significado nos 12 apóstolos e nas 12 tribos de Israel -, preparados sem recurso a gorduras animais ou carnes.
O prato principal é o “kutia”, doce à base de trigo cozido com mel e sementes de papoila moída, ingredientes usados na doçaria oriental e que também têm um significado especial.
Depois entoam-se canções natalícias, de casa em casa, dando glória ao Deus-Menino e os visitados retribuem com ofertas em dinheiro ou doces, uma tradição que termina a 20 de janeiro.
O padre Oleg Trushko, o único sacerdote greco-católico a dar apoio à comunidade ucraniana no Algarve, preside às celebrações natalícias dos católicos de tradição bizantina.
Hoje, a celebração greco-católica será então realizada em Vila Real de Santo António, pelas 18h30, e, em Tavira, na igreja de Nossa Senhora do Livramento, pelas 21h00.
À meia-noite, a celebração terá lugar em São Brás de Alportel e em Portimão, na capela de São José, pelas 04h00; no sábado, as celebrações prosseguem em Albufeira, na igreja de Santa Ana, às 07h00, e em Faro, na igreja de Santo António do Alto às 10h30.
O calendário solar juliano foi criado em 45 a.C. pelo imperador romano Júlio César e difere do calendário gregoriano, utilizado no Ocidente.
O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, participa hoje numa cerimónia ecuménica, pelas 11h30, por ocasião destas celebrações natalícias, na St. Andrew’s Church of Scotland (Rua da Arriga), em Lisboa.
OC