Algarve: Comunidades de Leste preparam-se para celebrar o Natal

Faro, 05 jan 2014 (Ecclesia) – Milhares de imigrantes ucranianos e romenos ligados às Igrejas greco-católica e ortodoxa, de rito bizantino, preparam-se para celebrar entre terça e quarta-feira no Algarve o nascimento de Jesus.

O início da festa, explica à edição online do jornal ‘Folha do Domingo’, Nataliya Dmytruk, da comunidade greco-católica, acontece “assim que a primeira estrela aparece no céu”, para “relembrar o aparecimento da estrela aquando do nascimento de Jesus”.

Na ementa vão estar incluídos “12 pratos diferentes”, em alusão “aos 12 apóstolos e às 12 tribos de Israel, um número que na Bíblia está associado ao conceito de plenitude”.

Confecionado “sem recurso a gorduras animais ou carnes”, o menu terá em destaque “doces tradicionais” de Leste como o “kutia”, um prato “à base de trigo cozido com mel e sementes de papoila moída”.

No final do jantar, esta terça-feira, é costume as pessoas “entoarem canções de Natal, de casa em casa”, em honra do “Deus-Menino acabado de nascer”.

Depois, “as famílias visitadas retribuem com ofertas em dinheiro ou doces”, uma atividade que se prolonga “até dia 20 de janeiro”.

O rito bizantino surgiu quando há cerca de 1600 anos o Império Romano se estabeleceu na cidade de Bizâncio – localidade onde atualmente está implantada a cidade de Istambul, na Turquia.

A Igreja Católica segue maioritariamente o “calendário gregoriano”, introduzido em 1582 pelo Papa Gregório XIII, mas as comunidades de rito bizantino seguem até hoje o “calendário juliano”, que apresenta um atraso de 13 dias em relação ao calendário civil.

O Natal das comunidades de Leste radicadas no Algarve vai ser marcado por vários momentos festivos: na terça-feira estão previstas duas celebrações, uma na igreja de Vila Real de Santo António, a partir das 18h00, e outra em Tavira, na igreja de Nossa Senhora do Livramento, pelas 21h00; à meia-noite, as cerimónias prosseguirão em São Brás de Alportel e depois às 04h00 em Portimão, na capela de São José.

Na quarta-feira, haverá Missa na igreja de Santa Ana, às 07h00, e na igreja de Santo António do Alto, pelas 10h30.

FD/JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top