Ser santo é «vocação de todos», frisa a Igreja Católica algarvia
Faro, 22 set 2014 (Ecclesia) – O programa pastoral da Diocese do Algarve para o ano 2014-2015 pretende mobilizar as comunidades católicas a responderem ao desafio da santidade.
Intitulado “Chamados à Santidade”, o documento é inspirado na constituição “Sacrosanctum Concilium”, saída do Concílio Vaticano II e no “exemplo de alguns santos algarvios”, como “São Vicente, São Gonçalo de Lagos e beato Vicente de Albufeira”, adianta a edição de hoje do jornal “Folha do Domingo”.
A Igreja Católica algarvia recorda que “ser santo não é privilégio de alguns” mas “vocação de todos” e convida as pessoas a viverem e alimentarem essa condição “acolhendo-a como dom batismal, alimentando-a e celebrando-a na comunidade e testemunhando-a no mundo”.
A apresentação do programa pastoral está marcada para o próximo sábado durante a assembleia diocesana que vai ter lugar em Quarteira, no salão da igreja de São Pedro do Mar.
O texto apresenta propostas para cada um dos setores que constituem a comunidade católica do Algarve, “paroquial, vicarial e diocesano”.
Destaque para sugestões como a necessidade de valorizar mais a celebração da eucaristia e dos sacramentos; de apostar em ações de divulgação da vida e obra dos santos; de incentivar as famílias ao testemunho no meio da sociedade; de fomentar a formação dos sacerdotes e leigos.
Em estudo está a realização de uma jornada do clero subordinada ao tema “A Diocese do Algarve e a Alegria do Evangelho”, dedicada à exortação apostólica do Papa Francisco.
FD/JCP