Algarve: Clero das dioceses do sul desafiado a «recuperar entusiasmo missionário»

Sacerdotes de Évora, Setúbal, Beja e Algarve refletiram sobre novas formas de anúncio

Foto: Folha do Domingo

Faro, 01 fev 2019 (Ecclesia) – O clero das dioceses de Évora, Setúbal, Beja e Algarve esteve reunido nas suas jornadas anuais de atualização, numa reflexão em que de desafiou a Igreja Católica a “recuperar o entusiasmo missionário”.

“É necessário que o homem volte a pensar sobre si próprio admitindo que a ciência, a técnica e a cultura digital conduzem, por vezes, ao individualismo, relativismo e narcisismo na relação consigo mesmo, com o próprio corpo, com os outros e com o mundo”, lê-se nas conclusões do encontro, enviadas hoje à Agência ECCLESIA.

As Jornadas, promovidas pelo Instituto Superior de Teologia de Évora, tiveram como tema “O homem: caminho de Cristo e da Igreja” e, além da questão do sentido da vida, os sacerdotes debruçaram-se ainda na forma de anúncio nos tempos de hoje.

A internet não é apenas um instrumento de comunicação, é uma cultura. O anúncio do Evangelho deverá passar pela apresentação de conteúdos breves com uma linguagem incisiva e compreensível; pela repetibilidade, para fortalecer a memória; pelo encontro interpessoal; pelo cuidado em preparar as celebrações, as homilias e a catequese; por dar inteligência à peregrinação; enfim, por recuperar o entusiasmo missionário”.

Outro assunto apontado nas conclusões das jornadas foi a questão da “igualdade de género”, que os participantes consideram ser “uma manipulação da linguagem e da semântica”.

“Em nome da ‘igualdade de género’, quer dizer, de sexo (porque este é apenas um exemplo da manipulação da linguagem e da semântica), perde-se a complementaridade e esvazia-se a dignidade da pessoa humana”, pode ler-se.

O documento acrescenta que, apesar das “circunstâncias culturais e sociais” de hoje, o clero assume “desafios para o testemunho do Evangelho”.

“Fora do âmbito eclesial há pessoas de boa vontade, crentes e não crentes, gente envolvida nas causas sociais, na educação, no mundo da saúde, que procura respostas para a complexidade dos problemas que se colocam, e em quem a Igreja pode encontrar interlocutores para responder à questão do sentido da vida”, refere o texto.

SN

Igreja: Clero das dioceses do sul reuniu-se para formação conjunta sobre questões antropológicas

Partilhar:
Scroll to Top