Próxima reunião do Conselho Presbiteral vai refletir sobre pastoral juvenil, vocacional e seminário
Faro, 03 mai 2016 (Ecclesia) – O Conselho Presbiteral do Algarve defendeu esta segunda-feira a “necessidade” de instituir um Centro de Catecumenado Diocesano, aludindo ao “número, cada vez, maior” de adultos que procuram o Batismo.
Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o Gabinete de Informação da Diocese do Algarve explica que a criação do Centro de Catecumenado Diocesano tem como objetivo “acompanhar e orientar” o caminho dos que pedem para entrar na Igreja Católica.
Em 2016, 55 adultos pediram o Batismo na Diocese do Algarve, sacramento que foi celebrado na Páscoa.
O órgão representantivo do clero algarvio sublinhou “oportunidade” de se definir um dia próprio para a admissão ao Catecumenado, como acontece com o Rito da Eleição, para garantir maior unidade diocesana na preparação para os sacramentos de iniciação cristã e “uma melhor resposta”.
O conselho presbiteral tem como objetivo “auxiliar o Bispo no governo da Diocese, nos termos do direito e dos Estatutos em vigor, para que seja promovido o bem pastoral do povo de Deus”.
Na Diocese do Algarve, a próxima reunião desse órgão vai dedicar-se à pastoral juvenil, vocacional, pré-seminário e seminário que foi vista pelos membros desse órgão como “motivo de demorada reflexão” pela sua importância e “oportunidade de sempre”.
Os sacerdotes foram informados sobre o processo de informatização da Diocese do Algarve, numa nova plataforma que visa “uma resposta mais adequada à agilidade pastoral” pretendida.
O Conselho Presbiteral do Algarve foi informado que a Congregação para o Culto Divino (Santa Sé) foi consultada sobre o “caminho a percorrer” para se poder venerar a Mãe Soberana – Nossa Senhora da Piedade – como padroeira secundária da Diocese.
CB/OC