Algarve: Centenas de fiéis participaram no «Advento Jovem»

Iniciativa decorreu sexta-feira e sábado nas quatro vigararias da diocese

Faro, 03 dez 2012 (Ecclesia) – Centenas de fiéis católicos do Algarve reuniram-se entre sexta-feira e sábado em quatro locais da diocese para participar no ‘Advento Jovem’.

A iniciativa, organizada pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil, destinou-se a rapazes e raparigas maiores de 16 anos que frequentam a catequese ou integram movimentos juvenis, adianta hoje o site do jornal ‘Folha do Domingo’.

O encontro dirigido aos jovens da Vigararia de Faro, que decorreu no Centro Paroquial de Olhão, começou com os participantes a responderem por escrito à pergunta “O que é a fé?”, seguindo-se um debate baseado nas respostas.

O programa incluiu a exibição de um vídeo sobre a forma como a italiana Chiara ‘Luce’ Badano (1971-1990), beatificada pelo Papa Bento XVI em 2010, acolheu a doença que a conduziu à morte, com 19 anos.

A espiritualidade da Comunidade Ecuménica de Taizé, em França, e a vocação sacerdotal foram os temas de dois dos testemunhos apresentados no encontro, respetivamente por um leigo e um padre.

“Vamos esta noite mais reconfortados pelo facto de termos fé e desejarmos que a nossa fé tenha, a cada dia que passa, mais sentido na nossa vida e seja na vida dos nossos irmãos um maior testemunho das coisas que hoje já estamos a viver”, afirmou o padre Pedro Manuel na celebração final, que decorreu na igreja matriz e foi marcada pelo simbolismo da luz.

Nas vigararias de Loulé, Portimão e Tavira a iniciativa efetivou-se no sábado, revela também o ‘Folha do Domingo’, jornal da diocese algarvia.

O Advento, que este ano começou a 2 de dezembro, data que assinalou o início de um novo ano lítúrgico para os católicos, compreende os quatro domingos anteriores ao Natal.

As três primeiras semanas recordam especialmente a segunda e última vinda de Cristo à Terra, esperada pelos cristãos para o fim dos tempos, tornando o Advento num tempo penitencial marcado pelo convite à vigilância, arrependimento e reconciliação com Deus.

A partir de 17 de dezembro a liturgia adventícia, pautada pela cor roxa, acentua a festa do nascimento de Jesus, que os católicos assinalam a 25 de dezembro.

As leituras bíblicas proclamadas nas missas evidenciam as figuras do profeta Isaías, de João Batista, precursor de Cristo, e de Maria, mãe de Jesus.

As manifestações do Advento, palavra de origem latina que significa “vinda” ou “chegada”, expressam-se na coroa de ramos verdes com quatro velas, que se acendem aos domingos, bem como na armação do presépio, entre outras práticas.

FD/RJM

Partilhar:
Scroll to Top