Olhão, Faro, 29 abr 2014 (Ecclesia) – O Corpo Nacional de Escutas (CNE) reuniu, em Olhão, mais de 440 exploradores e moços oriundos de 28 agrupamentos da região para as atividades comemorativas do dia da II secção e do patrono mundial do escutismo, São Jorge.
A iniciativa, organizada pela Junta Regional do Algarve do CNE teve lugar na Quinta de Marim, em Olhão, e teve como “imaginário o filme ‘As Crónicas de Nárnia’”, levando os que participaram neste encontro “a aprender mais sobre o escutismo e desenvolver práticas e métodos de técnica escutista e vida em campo, e criar laços de amizade e partilha entre escuteiros de toda a região”.
Na sexta-feira à tarde, dia em que se iniciou a atividade, “após montagem de campo e abertura oficial da atividade, os participantes realizaram um jogo de cidade em Olhão, através do qual aprofundaram os seus conhecimentos sobre a cidade cubista”, informa o jornal ‘Folha do Domingo’.
No sábado os jovens “efetuaram por patrulhas um raide de ida e volta entre o acampamento e a Fuseta, junto à Ria Formosa, composto por vários postos que incluíam jogos e dinâmicas diversas, tendo o dia terminado com o tradicional fogo de conselho, espaço de partilha, convívio e animação”.
A manhã de domingo, último dia de acampamento” foi passada no acampamento com a realização de jogos de interação entre os participantes, promovidos por cada agrupamento participante, de acordo com o imaginário daquela atividade”.
À tarde os escuteiros encerraram a atividade com uma “celebração campal da Eucaristia presidida pelo padre Flávio Martins, assistente do agrupamento de Tavira”.
FD/MD