Pedra Mourinha, Faro, 18 jul 2011 (Ecclesia) – Os fiéis da paróquia de Pedra Mourinha, concelho de Portimão, estão a partilhar, ao domingo, cabazes de alimentos para cerca de 20 famílias carenciadas, revela um dos párocos da comunidade, padre Manuel Leitão Marques.
“Talvez viva aqui a maioria dos desempregados da zona de Portimão”, afirma o sacerdote em declarações ao jornal ‘Folha do Domingo’, referindo-se ao “dormitório” da cidade algarvia, no litoral sul de Portugal, onde habitam antigos trabalhadores que viviam do turismo, da construção civil e do pequeno comércio, “que fechou todo”.
O sacerdote sublinha que a situação está relacionada com a entrada de estrangeiros e a recusa de trabalho por parte de nacionais: “Abriram-se muito as portas à imigração… Mas também há muitos portugueses que só querem emprego de caneta e ar condicionado”.
Os beneficiários são sobretudo famílias portuguesas, havendo igualmente um grupo de cabo-verdianos, numerosos em Pedra Mourinha, “com prática e vivência cristã”, explica o responsável, que chama a atenção para as “muitas necessidades” a que a Igreja responde “na medida do possível”.
O padre Manuel Marques acrescenta que em Alvor, onde também é pároco, registam-se menos pedidos de ajuda à paróquia porque há apoios por parte da Santa Casa da Misericórdia e do Centro Comunitário da Junta de Freguesia local.
RM