Faro, 02 fev 2018 (Ecclesia) – As irmãs Carmelitas Descalças do Carmelo de Nossa Senhora Rainha do Mundo, no Patacão, Diocese do Algarve, estão a promover encontros de discernimento vocacional aos sábados de manhã.
O próximo ‘Encontro no silêncio’ vai contar com “testemunhos vocacionais de três consagrados”.
O programa enviado à Agência ECCLESIA informa que os testemunhos vocacionais são da irmã Maria de Lurdes, Carmelita Descalça, da irmã Inês que pertence às Missionárias da Caridade e de um sacerdote do Seminário de São José.
As irmãs Carmelitas Descalças no Patacão promovem os ‘Encontros no Silêncio’ para jovens, a partir dos 18 anos, terem um “espaço orante para escutar Jesus” e ajudar a discernir a vocação seja na vida religiosa, sacerdotal ou no matrimónio
“Centrados no primado da oração, estes encontros são um anúncio do Evangelho da Alegria com vista ao discernimento vocacional”, explicam as religiosas sobre a iniciativa nas manhãs dos primeiros sábados de cada mês, que começa às 09h45 e termina com a Eucaristia às 12h00.
A Igreja Católica em Portugal está a viver a Semana do Consagrado com o lema ‘Fazei brilhar a sua luz’, até hoje, dia em que a nível mundial se assinala o Dia do Consagrado.
Ainda no âmbito nacional, a Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal – CIRP vai promover a 33.ª Semana de Estudos sobre a Vida Consagrada, dedicada à inovação neste setor entre 10 e 13 de fevereiro, em Fátima.
A Vida Consagrada, que remonta aos primórdios da Igreja Católica, distingue-se pela profissão pública dos chamados “votos” (castidade, pobreza e obediência), em institutos religiosos ou seculares; no caso dos primeiros, os religiosos e religiosas vivem em casas próprias, de forma comunitária.
CB/OC