Organização católica oferece jantares em articulação com outras instituições da cidade de Faro
Faro, 09 Fev (Ecclesia) – A Caritas diocesana do Algarve inaugurou um refeitório social para distribuição de jantares às terças e quartas-feiras, no edifício-sede da instituição, em Faro.
A iniciativa decorreu pela primeira vez na noite de ontem, dia 8, revelou o semanário diocesano «Folha do Domingo».
O fornecimento das refeições é assegurado pela organização da Igreja Católica, que articula a sua acção com outras instituições da cidade de Faro, como a Santa Casa da Misericórdia, que proporciona almoços, a CASA – Centro de Apoio ao Sem-Abrigo ou a paróquia de São Pedro, que facultam jantares noutros dias da semana.
Estão já a ser fornecidos 30 jantares em cada dia e a capacidade da instituição só contempla um total de 40.
Na sede da Caritas, os utentes, na sua maioria desempregados, trazem os próprios recipientes para recolher a refeição, que levam depois para comer em casa.
O serviço, com horário das 19h00 às 20h30, é assegurado neste momento por 17 voluntários, mas a Caritas algarvia garante que brevemente serão cerca de 34 colaboradores.
Com base nas entrevistas realizadas para “conhecer as características” dos utentes, após a divulgação daquele serviço pelas restantes instituições membros da rede social, o presidente da Caritas Diocesana do Algarve assegura que entre os apoiados há “um pouco de tudo”.
Carlos Oliveira explica que alguns são sem-abrigo, enquanto outros configuram casos de “pobreza envergonhada” que incluem famílias com três ou quatro elementos.
As refeições fornecidas são doadas pelos parceiros da Caritas algarvia neste projecto, como as escolas EB 2.3 Dr. Joaquim Magalhães, EB 2.3 Dr. José Jesus Neves Júnior, EB 2.3 Santo António, Secundária de Pinheiro e Rosa e a Escola de Hotelaria e Turismo de Faro, que oferecem refeições que antes seguiam directamente para o lixo.
Carlos Oliveira admite que estas parcerias possam não ser suficientes para assegurar a totalidade dos jantares.
“Nesse caso, confeccionaremos as refeições em falta na cozinha do nosso Centro Infantil”, explicou, não pondo de parte a possibilidade de contactar alguns restaurantes para colaborar.
Hoje à noite, o novo refeitório social volta a abrir portas.
FD/SM/OC