Faro, 20 nov 2023 (Ecclesia) – A Diocese do Algarve propõe uma sensibilização para a paz na campanha de Advento para a catequese, que também é para ser vivida nas comunidades e nas famílias, entre 3 de dezembro e 1 de janeiro de 2024.
“Queremos propor para este Advento, uma campanha centrada no valor da paz e na forma como podemos construi-la na nossa vida de todos os dias e também nesta dimensão da catequese”, explicou o diretor do Secretariado da Catequese da Diocese do Algarve, o padre Pedro Manuel, informa o jornal diocesano ‘Folha do Domingo’.
A campanha do Advento, de preparação para o Natal, com o tema ‘Construtores da Paz’, é para ser vivida e celebrada do primeiro domingo do Advento, este ano dia 3 de dezembro, até ao Dia Mundial da Paz, a 1 de janeiro 2024, com propostas para os dias de Natal e Ano Novo.
“Num mundo martirizado pelas guerras sugerimos que neste Advento as nossas catequeses sejam promotoras, construtoras e anunciadoras da Paz! A campanha não se reduz à sala de catequese, uma caminhada comunitária, familiar e, sobretudo, pessoal; Em cada domingo, oferecemos um presente Àquele que é a nossa paz, a Jesus”, informa a proposta.
Na ‘árvore da paz’ – a oliveira – é proposto que se coloquem os presentes que os “construtores da paz” querem oferecer a Jesus, onde vão estar os diferentes símbolos sugeridos para a caminhada: 1º domingo, o coração; 2º domingo, uma vela; 3º domingo, um ‘smiley’; 4º domingo, um envelope; 25 dezembro, Dia de Natal, uma manjedoura; 1 de janeiro, Dia de Ano Novo, uma pomba.
“A colocação desta árvore deve ser visualmente localizável na igreja, ou junto do altar ou no local onde se montará o presépio da comunidade; em cada semana, no ato penitencial, no início da homilia ou pós-comunhão, podem fazer-se os gestos que se indicam ou apenas alguns deles, conforme a opção e o ritmo de cada paróquia”, indicou o padre Pedro Manuel, que assinalou que as comunidades têm “liberdade para ajustar a campanha à sua realidade e especificidade”.
A campanha de Advento ‘Construtores da Paz’, para a catequese na Diocese do Algarve, sugere também para cada domingo, segundo o sacerdote, “uma pequenina reflexão, uma oração, que pode acompanhar o gesto ou o abrir da caixa com o presente”.
Esta proposta, também sugere desafios, como oferecer “um bem alimentar não perecível” para o serviço paroquial de apoio aos mais cadenciados, no 1º domingo; uma semana depois comprar uma vela da Cáritas da campanha ‘Dez Milhões de Estrelas – Um gesto pela paz’, que foi apresenta este domingo; no 3º domingo incentiva a “visitar um doente ou um idoso durante essa semana; 4º domingo, escrever “uma carta a Jesus e convidá-lo” para casa e para o seu coração; no Dia de Natal fazem “uma oração em família; e no Ano Novo rezam “um mistério do Terço” (10 Ave-marias).
CB