Algarve: Bispos portugueses no jubileu episcopal de D. Manuel Madureira Dias

Faro, 20 jun 2013 (Ecclesia) – A celebração dos 25 anos da ordenação episcopal do bispo emérito do Algarve vai contar hoje com a presença de 20 prelados na Igreja Matriz de Portimão, refere o jornal «Folha do domingo»

O cardeal D. José Policarpo, patriarca emérito de Lisboa, o novo patriarca da capital, D. Manuel Clemente, serão dois dos bispos presentes aos quais se juntarão 70 sacerdotes de todo o país no jubileu episcopal de D. Manuel Madureira Dias, lê-se.

O programa tem início às 16h com uma visita à exposição «Creio», patente no Museu de Portimão até 15 de setembro, que assinala o Ano da Fé (outubro de 2012 a novembro de 2013) e o jubileu de prata de D. Manuel Madureira Dias.

À noite, a Orquestra do Algarve interpretará a peça instrumental de Händel “Water Music”, com direção musical do maestro Cesário Costa, num concerto promovido pela Câmara Municipal de Portimão e que encerra a programação destas celebrações.

D. Manuel Madureira Dias, natural de Tarouquela, no concelho de Cinfães (Viseu), Diocese de Lamego, foi ordenado sacerdote a 25 de junho de 1961 e bispo a 19 de junho de 1988.

Nomeado bispo do Algarve a 21 de abril de 1988, entrou na diocese a 10 de julho do mesmo ano, tendo permanecido como seu pastor durante 16 anos. No dia 22 de abril de 2004, o Papa João Paulo II aceitou o seu pedido de resignação, nomeando para seu sucessor o atual bispo do Algarve, D. Manuel Quintas.

Quando celebrou as bodas de ouro sacerdotais (50 anos), o prelado, em entrevista à Agência ECCLESIA lembra o seu percurso vocacional, que inclui crises, paixões utópicas e uma longa viagem de Cinfães para Évora, aos 13 anos de idade.

FD/LFS

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top