Faro, 02 jun 2015 (Ecclesia) – O bispo do Algarve vai pedir à Santa Sé que Nossa Senhora da Piedade, popularmente conhecida como Mãe Soberana, seja declarada copadroeira da diocese com o diácono e mártir São Vicente.
“A crescente devoção dos algarvios a Nossa Senhora da Piedade de Loulé e o bem espiritual e pastoral que tal poderá promover”, são duas das razões apresentadas por D. Manuel Quintas para que seja declarada copadroeira da diocese.
Segundo o jornal diocesano Folha do Domingo, o prelado consultou o seu Conselho Presbiteral sobre este pedido que reuniu unanimidade dos conselheiros.
O pároco de São Sebastião de Loulé recorda que o primeiro documento que faz menção desta festa “data de 1553”, o que significa que a celebração “já tão vivenciada e enraizada na vida do povo de Loulé e do Algarve”, terá surgido antes, “talvez no século XV ou XIV”.
O padre António de Freitas frisa que a origem da festa “é bem portuguesa”.
A festa em honra de Nossa Senhora da Piedade, a Mãe Soberana está a ser analisada por uma equipa multidisciplinar para que possa ser integrada no Inventário Nacional do Património Cultural, informa ainda o jornal.
FD/CB/OC