Seminário de São José, em Faro, celebrou o seu patrono com portas abertas à comunidade
Faro, 22 mar 2024 (Ecclesia) – O bispo do Algarve afirmou que celebrar a Solenidade de São José no Seminário diocesano “significa também para rezar pelas vocações”, na homilia da celebração que congregou perto de 40 sacerdotes e diáconos da diocese, esta terça-feira.
“Por aqueles que aqui estão, até neste sentido de comunhão eclesial com outras dioceses, por aqueles que são acompanhados neste momento nas suas paróquias e nas suas famílias, para que seja ele a incutir em cada um deles o sentido de serviço, amor, doação, dedicação e de fé”, disse D. Manuel Quinta, informou, esta sexta-feira, 22 de março, o jornal diocesano ‘Folha de Domingo’.
“Esta fé fecunda que se apoia na pessoa de Cristo, aquele que nos chama, de maneira particular, a segui-lo e a identificarmo-nos com ele”, acrescentou o bispo diocesano.
O Seminário da Diocese do Algarve, em Faro, tem como patrono São José, e, no dia 19 de março, na terça-feira, quando a Igreja Católica celebra a solenidade do ‘esposo da virgem Santa Maria, também celebraram essa festa em comunidade.
A Eucaristia, na capela do Seminário diocesano de São José, presidida por D. Manuel Quintas, teve a participação de “quase 40 sacerdotes e diáconos” desta Igreja local, o bispo do Algarve assinalou as caraterísticas do padroeiro da instituição e evocou a sua proteção para quem ali vive e faz o seu percurso vocacional.
“Por alguma razão lhe chamamos o «coração» da diocese, porque bombeia «sangue» para toda a diocese, «sangue» novo e jovem que são os novos sacerdotes”, realçou D. Manuel Quintas, que destacou o “sentido de pertença que o Seminário deve ter”, porque “é de todos”, na Missa aberta à comunidade diocesana.
O jornal ‘Folha do Domingo’ informa que o Seminário da Diocese do Algarve tem, neste ano letivo oito seminaristas, e estão todos em Faro: Sete seminaristas, dois algarvios, frequentam o ano propedêutico – de preparação para o ingresso no Curso de Teologia, após a conclusão do 12º ano – no Algarve, que desde o ano 2012/2013 funciona em regime interdiocesano para as três dioceses do sul de Portugal – Évora, Beja e Algarve – que também colaboram na formação de seminaristas de países lusófonos, este ano com três de Angola e dois de Cabo Verde.
No próximo ano letivo poderão continuar os seus estudos e formação no Seminário Maior de Évora e no Instituto Superior de Teologia de Évora (ISTE).
A equipa formadora do Seminário de São José é constituída pelo reitor, o padre António de Freitas, pelo diretor espiritual, o frei Bruno Peixoto, sacerdote franciscano, e pelo padre Samuel Camacho, prefeito; esta comunidade conta ainda com Bruno Valente que está a completar o 6º ano, com aulas no ISTE e colabora pastoralmente nas paróquias da Sé e São Luís de Faro, com a Pastoral Vocacional e o Pré-Seminário.
CB