Algarve: Bispo presidiu à ordenação de novo sacerdote

Tiago Veríssimo vai celebrar Missa nova este domingo, em Aljezur

Faro, 26 jun 2018 (Ecclesia) – O bispo do Algarve presidiu este domingo à Eucaristia de ordenação de um novo sacerdote para a Igreja diocesana e destacou que “humildade, verdade” e “alegria” são três “atitudes fundamentais” na vocação e missão do presbítero.

“A humildade deve acompanhar sempre os escolhidos por Deus, quer para escutar, discernir e acolher o seu chamamento, cada chamamento da vida, quer para dar a resposta pedida”, explicou D. Manuel Quintas, segundo informação enviada à Agência ECCLESIA pelo jornal ‘Folha do Domingo’.

Na missa de ordenação sacerdotal de Tiago Veríssimo, o prelado realçou que “conhecer a verdade e assumi-la permite tornar-se verdadeiramente livre”.

“Defender a verdade, propô-la com humildade e convicção e testemunhá-la na vida são formas exigentes e imprescindíveis da caridade que rejubila sempre com a verdade”, acrescentou, na catedral de Faro.

Já sobre a terceira “atitude fundamental”, a “alegria”, D. Manuel Quintas referiu que a alegria que “se manifesta na palavra e nos gestos de Jesus, brota do coração do Pai”.

O padre Tiago Veríssimo tem 30 anos e é natural de Aljezur, onde vai celebrar a sua Missa nova este domingo, às 18h00 na igreja local.

“Celebrar uma ordenação sacerdotal constitui sempre motivo de alegria e de ação de graças, um dia feliz na vida de um bispo e de uma Igreja diocesana e, sobretudo, na vida daquele que, descoberto o caminho a que Deus o chama, se decide a acolhê-lo e a segui-lo”, disse D. Manuel Quintas, no início da Missa.

Na informação enviada à Agência ECCLESIA, o jornal ‘Folha do Domingo’ salienta que o bispo diocesano referiu que a ordenação era como um “grande dom” e realçou que “Deus-Pai continua” a distribuir os seus dons, “gerando entre o seu povo, servidores que perpetuam no tempo a missão salvadora de Jesus Cristo”.

“É, efetivamente, graças ao sacramento da Ordem, que a missão confiada por Cristo aos apóstolos continua a ser exercida na Igreja. Manifestamos, por isso mesmo, o nosso regozijo e damos graças a Deus, contigo e por ti, caríssimo Tiago, pelo chamamento que Ele te fez e pelo acolhimento que o seu convite encontrou no teu coração e na tua vida”, desenvolveu.

Falando na solenidade do nascimento de São João Batista, D. Manuel Quintas explicou que encontra no precursor de Jesus “um excelente apoio na compreensão” da vocação e missão do verdadeiro discípulo de Cristo, “particularmente, dos que são chamados a participar do seu sacerdócio”.

O bispo do Algarve explicou que a missão de São João Batista “não é levar os homens a aderir à sua pessoa, mas à pessoa de Cristo” e a Tiago Veríssimo realçou a importância da “autenticidade de vida”.

O jornal diocesano divulga que D. Manuel Quintas deu “graças ao Senhor” pelo “‘sim’” dos sacerdotes do Algarve e “por todos os ‘sins’ diários”” e aos jovens pediu abram “a vida a Cristo” e não tenham “medo dos seus apelos e da radicalidade destes apelos”.

Tiago Veríssimo está no seminário desde 2010, já tinha feito uma experiência “que só durou cinco meses”, em 2008, e estagiou em Loulé.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top