Faro, 05 abr 2012 (Ecclesia) – O bispo do Algarve pediu hoje aos padres da diocese que anunciem o “evangelho da esperança”, partindo do cultivo de uma “familiaridade quotidiana com a palavra de Deus”.
O apelo de D. Manuel Quintas foi deixado na homilia da Missa Crismal que teve lugar na Sé de Faro, com a participação de quase todos os membros do clero algarvio, adianta a edição eletrónica do jornal ‘Folha do Domingo’.
“Somos chamados a anunciar o evangelho da esperança. O homem precisa da grande esperança para poder viver o seu próprio presente, a grande esperança que é aquele Deus que possui um rosto humano e que nos amou até ao fim”, sustentou o prelado.
O bispo do Algarve recordou aos sacerdotes que devem “ser os primeiros a desenvolver uma grande familiaridade pessoal com a palavra de Deus”.
“Só permanecendo na palavra é que o presbítero se tornará perfeito discípulo do Senhor, conhecerá a verdade e será realmente livre”, complementou.
A Missa Crismal foi concelebrada por vários sacerdotes de fora do Algarve, que nesta altura do ano colaboram com a Igreja algarvia, entre os quais os superiores provinciais dos Sacerdotes do Santíssimo Redentor (Missionários Redentoristas) e dos Missionários Combonianos.
Os óleos benzidos e consagrados durante a celebração, e que os párocos levaram para as respetivas paróquias, serão usados durante o próximo ano na administração dos sacramentos do Batismo, Crisma, Ordem ou Santa Unção, ou na dedicação dos altares ou de novas igrejas.
Ainda hoje se celebra a Missa vespertina da Ceia do Senhor com a qual tem início o Tríduo Pascal da paixão, morte e ressurreição de Jesus.
FD/OC