Padres José e Afonso da Cunha Duarte despedem-se da diocese após 36 anos de serviço
Faro, 19 jul 2017 (Ecclesia) – O bispo do Algarve nomeou como vigário para a pastoral da diocese o padre António de Freitas, de 34 anos, que concluiu o estudos em Teologia Pastoral na Pontifícia Universidade Lateranense, substituindo no cargo o cónego José Pedro Martins.
D. Manuel Quintas designou ainda o sacerdote como reitor do Seminário de São José, em Faro.
De acordo com informação divulgada pelo jornal diocesano, Folha do Domingo, para prefeito da instituição foi nomeado o padre Vasco Figueirinha, que era prior de Silves desde fevereiro de 2014; como diretor espiritual foi nomeado o padre Rui Guerreiro.
D. Manuel Quintas nomeou ainda o padre António de Freitas como responsável do Secretariado da Pastoral Vocacional e do Pré-Seminário.
A Diocese do Algarve informou que os sacerdotes irmãos gémeos José e Afonso da Cunha Duarte, da Congregação do Espírito Santo (Espiritanos), vão deixar o território, após 36 anos de serviço pastoral e cultural.
O padre José da Cunha Duarte restaurou a Procissão do Domingo de Páscoa, a Festa das Tochas Floridas, fundou também o Museu Etnográfico do Trajo Algarvio, o atual Museu do Traje de São Brás de Alportel, que tem “a maior recolha algarvia de trajo popular, alfaias e carros agrícolas, objetos de barro e empreita e arte sacra popular”.
Também a Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria (Claretianos) vai deixar a Diocese do Algarve ao fim de mais de 40 anos de serviço e o padre Atalívio José Rito, incardinado na Diocese de Huelva, vai regressar a Espanha, após quase 25 anos de trabalho na região.
No contexto da solenidade do aniversário de dedicação da Sé de Faro, que se celebra hoje, o bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, acaba de nomear novos párocos e vigários para várias paróquias algarvias.
CB/OC