Algarve: Bispo instituiu um seminarista no ministério de leitor

Faro, 17 mai 2025 (Ecclesia) – O bispo do Algarve instituiu o seminarista Bruno Valente no ministério de leitor, na sua caminhada rumo ao sacerdócio, este domingo, na Eucaristia que presidiu na renovada igreja do Montenegro.

“A instituição no ministério dos leitores já nos ajuda a compreender melhor a importância da Palavra de Deus na nossa vida. Esta importância é iluminada pela instituição no ministério dos leitores daqueles que se orientam para o sacerdócio ou para o diaconado”, disse D. Manuel Quintas, informa o jornal diocesano ‘Folha do Domingo’.

A instituição de Bruno Valente no ministério de leitor foi simbolicamente assinalada com a entrega da Sagrada Escritura, pelo bispo diocesano, enquanto dizia “recebe o livro da Sagrada Escritura e anuncia fielmente a palavra de Deus para que ela seja cada vez mais viva no coração dos homens”.

D. Manuel Quintas explicou na Eucaristia que “aqueles que se dirigem para o sacerdócio” devem, através do ministério dos leitores, “centrar a sua atenção na Palavra de Deus”, fazendo dela “alimento de cada dia”, lendo-a “com diligência para a poder anunciar com fidelidade, testemunhando com verdade aquilo que, antes de mais, ela diz ao próprio que a anuncia”.

O bispo da Diocese do Algarve apelou à comunidade de Montenegro, de onde Bruno Valente é natural, que continue a oração pelas vocações.

O responjsável lembrou também que o Papa Francisco “permitiu” que se institua no ministério dos leitores, dos acólitos e dos catequistas, e de outros que se possam criar, “todos os leigos, homens e mulheres”, lê-se no jornal diocesano.

Em 2022, os bispos da Conferência Episcopal Portuguesa, reunidos na 203.ª Assembleia Plenária extraordinária (22 de junho) aprovaram o documento ‘Ministérios Laicais para uma Igreja Ministerial’, que diz respeito aos Mistérios já instituídos de Leitor, Acólito e Catequista, que constitui “mais um passo” na reforma pastoral pelo acesso aos ministérios instituídos de mulheres e homens “serviço da sua missão no mundo”.

Antes da Eucaristia, e após uma visita às obras de ampliação da igreja de Nossa Senhora de Fátima do Montenegro, iniciada em 2021, D. Manuel Quintas descerrou a lápide da inauguração, com o presidente do Município de Faro, Rogério Bacalhau.

O bispo do Algarve aspergiu e benzeu o novo ambão, a nova pia batismal, o novo sacrário e o novo altar, da igreja do Montenegro; a primeira pedra foi benzida a 5 de janeiro de 1964 e inaugurada a 12 de outubro de 1966.

CB

Partilhar:
Scroll to Top